A comissão eleitoral central da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que acompanha o processo de escolha democrática dos novos gestores das escolas municipais e dos coordenadores das Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei's) iniciou na terça-feira (12), a entrega de cédulas de votação que serão utilizadas na eleição desta sexta-feira (15), de 7h30 até às 18h.
Foram enviadas as cédulas de votação para as comissões eleitorais das 60 escolas da região de rios (Arapixuna, Lago Grande, Arapiuns e Tapajós).
Nesta quarta-feira (13), será a vez das 57 escolas e 32 unidades de educação infantil localizadas na zona urbana, e das 31 escolas do Planalto receberem as cédulas de votação. Para as 57 escolas da zona urbana, foram homologadas as inscrições de 104 chapas. Das 57 escolas, 24 têm chapa única, onde a votação será para SIM ou NÃO. Nas outras 33, há 80 chapas na disputa.
Segundo o assessor de assuntos educacionais da Semed, Marcos Gentil, ao todo, 60 mil cédulas foram disponibilizadas para a eleição dos novos gestores e coordenadores. "A gente vive um momento de fortalecimento da gestão democrática no município de Santarém. Estamos na semana em que o processo de campanha se intensifica, porque, na sexta-feira (15), acontece o processo de escola dos gestores e coordenadores. Estamos fazendo a distribuição das cédulas de votação que ficarão sob a responsabilidade das comissões eleitorais de cada unidade escolar", explicou.
Saiba mais:
Acompanhe outras notícias sobre a educação em Santarém
O professor Marcos Gentil destacou que esse é um momento importante de organização e reorganização do corpo administrativo das escolas e Umei's em preparação ao ano letivo de 2018, daí a necessidade da comunidade escolar participar das eleições. Podem votar: alunos com idade igual ou superior a 12 anos, pais e servidores das escolas.
Nesse processo eleitoral, ainda não haverá escolha de gestores para as escolas indígenas. A Semed ainda vai iniciar um diálogo com as lideranças e as comunidades indígenas para organizar um processo eleitoral que reconheça a identidade indígena e a forma de organização social dos povos indígenas.
O resultado da eleição dos novos gestores de escolas municipais de ensino fundamental e coordenadores de Umei's da zona urbana e das regiões de rios e planalto de Santarém será conhecido até o dia 19 de dezembro, conforme prazo previsto no edital que regula o processo.