4. Escola Sagrada Família estreia no Festival de Bandas e Fanfarras com homenagem ao Pará
Escola Sagrada Família estreia no Festival de Bandas e Fanfarras com homenagem ao Pará Autor: Desconhecido

Escola Sagrada Família estreia no Festival de Bandas e Fanfarras com homenagem ao Pará   Com o tem...

Com o tema "Arapiuns em: o ritmo que encanta meu Pará", a Fanfarra da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Sagrada Família estreia nesta quarta-feira (6), no 11º Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém, que acontecerá logo mais, às 18h30, na Avenida Tapajós, orla da cidade.

A Fanfarra da escola foi fundada em 1978, na comunidade São Francisco, região do médio Arapiuns. De acordo com o atual regente da fanfarra, Fabiano Dias dos Anjos, a escola recebeu um grande incentivo do Programa Mais Educação (PME), através de oficinas de música, ensinando os futuros instrutores como transmitir aos alunos conceitos musicais e pedagógicos. "Em 2013, o PME implementou na comunidade o 1º Festival de Fanfarras do Médio Arapiuns. O evento foi um sucesso, tanto que no ano seguinte, em 2014, foi realizado o segundo 2º Festival. No ano de 2015, a escola participou do 1º Festival de Fanfarra da Comunidade de Anã, no qual se sagrou campeã levando o primeiro lugar no festival", relatou.

Fabiano conta que são muitas as dificuldades para manter a fanfarra da escola, porém, a vontade de vencer mais um festival supera qualquer obstáculo. "O trabalho não é fácil, é muito árduo. Sempre nos ajudamos para manter a fanfarra. Realizamos promoções na comunidade para arrecadarmos dinheiro e investir na manutenção dos instrumentos e também para comprar figurinos de alguns integrantes que não tem condições de custear sua roupa de fanfarra. Mas, isso é visto pela gente como algo pequeno, porque o que importa mesmo é mostrar o nosso melhor e quem sabe levar o título de campeão pra casa", destacou.

A diretora da escola, Cleudilene Rocha dos Santos, apoia a fanfarra e estimula a participação dos alunos. "Sempre apoio a participação da escola nos festivais. É uma forma de mostrar o belíssimo trabalho do povo do Arapiuns, onde são fortalecidos os valores que estão agregados à educação cultural. Estamos preparados e viemos para ganhar", disse confiante.

Atualmente, a fanfarra é formada por 47 componentes que são alunos e ex-alunos da escola, com instrumentos de fanfarras simples, sendo: 10 tarois, 3 repiques, 8 surdos, 1 quadriton e 3 meia lua. A fanfara se apresentará com coreografias voltadas para a cultura regional paraense, ao comando de Alcicelia da Silva e Arivan Garcia. Contando com dois regentes: Antônio Fabiano Dias dos Anjos e Lucivaldo Lopes. Além do instrutor Raimundo Afonso Gonçalves dos Santos.