Alunos da Escola Princesa Izabel em visita ao Cristo ReiCom uma visão de futuro para o desenvolvimento da atividade turística da região do Tapajós, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) promoveu no ano de 2018 o Projeto Turismo na Escola que levou para o ambiente da sala de aula, da rede municipal de ensino, assuntos referentes aos pontos turísticos visitados por turistas regionais, nacionais e internacionais. Não somente foram apresentados aos alunos conteúdos teóricos sobre o turismo, como os educandos tiveram a oportunidade de visitar os pontos turísticos urbanos do município.
City Tour levou os alunos aos principais pontos turísticos da área urbana de Santarém Para a última edição do Projeto em 2018, os alunos da Escola Princesa Izabel, do bairro da Nova República tiveram a oportunidade de receber na manhã desta sexta-feira (30) o "Turismo na Escola" no educandário, com palestra sobre os principais pontos turísticos de Santarém e a importância para o processo de desenvolvimento turístico da cidade. Em seguida participaram de um City Tour nos principais pontos da área urbana, como o Centro de Informações ao Turista (CIT), Mercadão 2000, Feira do Peixe, Centro Cultural João Fona e o Cristo Rei - Centro de Artesanato do Tapajós.
Secretário de Turismo Diego PinhoO Secretário de Turismo, Diego Pinho, avaliou como positivo as ações do Projeto Turismo na Escola 2018, por entender que a ação responde a um dos anseios do Plano Diretor de Santarém, no que tange as políticas públicas para o desenvolvimento do turismo, levando-se em consideração o atendimento educativo do turismo. "O Projeto Turismo na Escola visa a efetiva busca da sensibilização para a conscientização da valorização do patrimônio histórico, cultural e ambiental do município e região, como umas das diretrizes do Plano Diretor Municipal, em suma, desse valor simbólico e econômico do tapajós, e nada mais pertinente que iniciemos a construção dessa consciência por nossas crianças que serão os preservadores e empreendedores do turismo de nossa cidade", destacou.
Confira outras notícias sobre turismo
Elcivânia Barreto, chefe da seção de Projetos da Semtur e responsável pela articulação do Turismo na Escola, destacou que as ações foram importantes para que as crianças pudessem ter o sentimento de pertencimento no processo do desenvolvimento do turismo da cidade. "Foi muito positivo a ações do Turismo na Escola, pois muitos que participaram das edições, nunca tinham sequer entrado no Centro Cultural, no Mercadão 2000 e muitos dos alunos nem imaginavam que os turistas vêm até Santarém para visitar o Mercadão 2000 e conhecer a nossa produção e nossos costumes de vida. O Projeto despertou o interesse e a curiosidade de conhecer ainda mais o turismo da nossa cidade".
Mateus Vasconcelos teve a oportunidade de conhecer na prática o que já tinha estudado nos livrosPara o aluno Mateus Vieria de Vasconcelos , do sexto ano da Escola Princesa Izabel, o Projeto deu a oportunidade aos alunos de conhecerem pessoalmente elementos da história de Santarém que só conheciam através dos livros. "Foi muito legal conhecer como é tudo o que eu estudei na matéria dos índios, da história de Santarém, tudo o que eu vi, eu achei no museu e aqui no Cristo Rei e achei incrível. A gente que mora aqui não sabe, quem sabe são os turistas que vem de fora, eles que tem a iniciativa de visitar e a gente não."
″Esse Projeto dá a oportunidade para que os alunos possam conhecer outros espaços que há em nossa cidade″, ressaltou a pedagoga Bruna MarquesA pedagoga da Escola, Bruna Marques, ressaltou a grande importância do Projeto para a construção do ensino e da aprendizagem dos alunos. "Em primeiro lugar parabenizo a Secretaria de Turismo, por que esse Projeto dá oportunidade para que os alunos possam conhecer outros espaços que há em nossa cidade, que muitas vezes só conhecem através dos livros e no momento que eles tem a oportunidade de estar próximo desses pontos turísticos passam a conhecer de perto a exemplo do Centro Cultural João Fona, que muitos não tiveram a oportunidade de visitar esse espaço e foi riquíssimo, por conhecer a cultura indígena, dos instrumentos, da história de Santarém que muitas vezes é desconhecida por nós mesmos que moramos aqui e agora estamos aqui no Cristo Rei conhecendo ainda mais da nossa cultura, tanto dos trançados do Arapiuns, como que é feito essa questão do artesanato e de tantos e outros assuntos que são trabalhados nas disciplinas durante o ano."
O Projeto teve o acompanhamento da equipe técnica da Secretaria de Turismo e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed), assim como em todas as etapas do Turismo na Escola. Em 2019 a Semtur pretende realizar o Projeto Turismo na Escola em outros educandários.Projeto Turismo na Escola trabalhado em sala de aulaAlunos também visitaram o Centro Cultural João Fona