Autor: Ronnie Dantas
Alternativa teve como principal objetivo informar pais e alunos sobre o retorno
Diretores e funcionários da Escola Municipal Paulo Rodrigues dos Santos, localizada no bairro da Floresta, realizaram uma carreata com buzinaço na manhã desta quarta-feira (24), pelas ruas do bairro. O objetivo foi incentivar os alunos e chamar a atenção dos pais e responsáveis para o início do ano letivo. Em virtude da pandemia da covid-19, as aulas serão administradas de maneira não presencial com atividades escolares já programadas.
De acordo com a diretora do educandário, professora Cristiane Repolho, a ideia foi proposta pelo corpo docente da escola uma vez que muitos pais de alunos ainda não entraram em contato com a direção para regularizar a situação escolar dos filhos.
Na próxima semana, a escola já inicia as atividades não presenciais. A dinâmica encontrada para dar encaminhamento ao ensino e evitar o contato é enviar atividades para os alunos desenvolverem em casa. Os pais do Pré ao 5º ano já poderão ir até a escola receber as primeiras atividades dos filhos. A partir do dia 4 de março, será a vez dos pais dos alunos do 6º ao 9º ano, do turno da tarde, receberem as primeiras tarefas.
Conforme o calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o ano letivo 2021 iniciou no último dia 15 de fevereiro (15 a 19) com planejamento ‘home-office’ e se estenderá até 17 de dezembro.
A gestora Cristiane Repolho aproveitou para enfatizar que este ano, os professores estão mais preparados para desenvolver as atividades remotas na atual situação. “Continua sendo um movimento novo, mas hoje encaramos como o novo normal. Já sabemos como caminhar, já temos o direcionamento da Secretaria de Educação, sabemos o que deu certo ano passado e o que devemos fazer e como fazer pra que esse ano seja melhor”, concluiu Cristiane.
A assessora de ensino da Semed, professora Jéssica Ninas, esteve presente durante a carreata e parabenizou a iniciativa. “Essa é apenas uma das estratégias que as escolas têm encontrado para informar as famílias e fazer a busca ativa dos alunos.”
Calendário 2021
Ainda de acordo com o calendário Semed, de 01 a 5 de março está programada a entrega das atividades para as famílias, de maneira organizada e segura, obedecendo todos os protocolos de segurança. De 15 a 19, ocorre a devolução das atividades e entrega das próximas.
A secretaria inicia o ano letivo no modo não presencial e quando o cenário for favorável deve retomar gradativamente o ensino presencial fazendo cumprir os 200 dias letivos.