Teve Cine Ambiental, jogos e brincadeiras, além das intervenções da Campanha de Combate às Queimadas
Ações fazem parte do Projeto Sala Verde. Foto: Júlio César Antunes.“Trazemos uma manhã repleta de ações ambientais”, conta a educadora ambiental Josilene Leão, durante intervenções realizadas nesta sexta-feira (25) na Escola Municipal Maria Amália, bairro Mapiri. As atividades fazem parte do “Projeto Sala Verde” da Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)/Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam).
“A educação ambiental é fundamental no processo de ensino aprendizagem. A criança tem consciência sobre os problemas causados por qualquer tipo de poluição e cresce responsável para cuidar do lugar onde vive”, afirmou Josilene Leão.Personagens animados e desenhos voltados a ações ambientais estiveram na programação com as crianças. Foto: Júlio César Antunes.
Ao longo da programação, meninos e meninas assistiram o “Cine Ambiental” com a estória da “Luna”, personagem animado que numa linguagem voltada às crianças, explica o ciclo das águas. Além disso, foram desenvolvidos jogos e brincadeiras com temas ligados à questão ambiental.
Leia também:
Outra atividade foi a palestra da campanha de combate às queimadas “Fácil é Acender. Difícil é apagar”. “Qualquer resíduo que você queime, gera a fumaça com substâncias bastante prejudiciais. Por isso, é preciso dar a destinação correta a seu lixo. Contamos com a coleta em todos os bairros e precisamos também fazer nossa parte”, relata o educador ambiental João Corrêa.A aposentada Antônia Ferreira participou da palestra da Campanha de Combate às Queimadas. Foto: Júlio César Antunes.
Antônia Mota, de 70 anos de idade, faz parte do Grupo de Mulheres Artesãs em Prol do Meio Ambiente. Em agosto deste ano, ela esteve participando do lançamento da campanha e está engajada: “Esse projeto que eles trouxeram para o bairro, sobre as leis, acho muito bom. E se nós, o povo se organizar, o Mapiri se torna um bairro mais limpo, mais cuidado, o nosso lago. Todo ano, sofremos com as queimadas”.
O Projeto Sala Verde conta com um cronograma de ações nos bairros e comunidades de Santarém. As instituições interessadas, podem solicitas as ações no Ciam, situado na Rua Adriano Pimentel, 296, Centro. O horário de atendimento é segunda à sexta, das 8h às 14h.″A educação ambiental é fundamental no processo de ensino aprendizagem″, afirmou a educadora ambiental Josilene Leão. Foto: Júlio César Antunes.