A nova equipe técnica do Centro de Referência Especializado no Atendimento à Mulher – Maria do Pará passou na manhã desta terça-feira (26) por uma capacitação cujo objetivo foi de orientar sobre o funcionamento da rede de enfrentamento à violência doméstica no município de Santarém; as atribuições técnicas do Centro Maria do Pará; como funciona a Lei Maria da Penha 11.340/2006 e sobre o atendimento humanizado em defesa da mulher.
A Delegada da Mulher Andreza Alves, Beatriz Sales Coordenadora do Propaz Integrado, Renata Cancio Coordenadora do Abrigo Estadual de Mulheres foram as ministrantes da capacitação desta terça-feira.
"Foi de muita importância para toda a rede de combate à violência contra a mulher essa capacitação, uma vez que essa rede precisa estar bem interligada e bem integrada e informada. Cada uma conhecendo qual o trabalho de cada um dos órgãos. Foi a oportunidade de passar informações do atendimento realizado pelo Propaz Integrado, a Delegacia da Mulher, e Delegacia da Criança e do Adolescente, qual serviço ofertado, como funciona o atendimento, de que maneira a delegacia da mulher atua nos casos de violência contra a mulher, quais procedimentos adotados. O que foi fundamental para que elas possam passar as informações de maneira correta e precisa para as usuárias. Com a capacitação nós estreitamos ainda mais as relações com o Centro", pontuou a delegada Andreza Alves.
Diany Castro - Coordenadora do Centro Maria do Pará, destacou a importância de receber integrantes da Rede de Proteção da Mulher e das Crianças para capacitar a nova equipe técnica. "Nós temos o objetivo de ajudar com o acompanhamento continuado pós-atendimento policial, e o Centro Maria acompanha a vítima, o agressor e toda a família, nós empoderamos as nossas mulheres para que possam ter o controle de suas vidas, vencerem a situação de violência", explicou.
A nova Assistente Social do Centro Maria do Pará, Poliana Dias, contou que foi muito importante poder participar da capacitação, receber as orientações enquanto a garantia de direitos das mulheres vítimas de violência doméstica.
Nesta quarta-feira (27), a capacitação irá contar com a presença da Promotora Luziana Dantas e da Juíza Carolina Cerqueira.
Sobre:
O Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher- Maria do Pará é um equipamento administrado pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social e presta acolhida, acompanhamento psicossocial e orientação jurídica às mulheres em situação de violência (violência doméstica e familiar contra a mulher - sexual, patrimonial, moral, física, psicológica, assédio sexual, assédio moral, etc.). Proporciona, um processo de mediação familiar em casos que não consubstanciam violência física – tem parceria direta com a Delegacia de Atendimento à Mulher e o Abrigo de Mulheres).