1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Entrevistadores do Cadastro Único participam de capacitação promovida pela Seaster
Entrevistadores do Cadastro Único participam de capacitação promovida pela Seaster Autor: Desconhecido

Entrevistadores do Cadastro Único participam de capacitação promovida pela Seaster

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Com o objetivo de fortalecer a intersetoralidade do Cadastro Único (CadÚnico), a Secretaria de Estad...

Com o objetivo de fortalecer a intersetoralidade do Cadastro Único (CadÚnico), a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realizou em Santarém no período de 4 a 6 uma capacitação com os entrevistadores do Cadastro.

A capacitação contou com uma turma exclusiva de 23 participantes e por ser cidade polo, teve também uma outra turma composta por 19 pessoas dos municípios de Monte Alegre, Belterra, Mojuí dos Campos, Curuá e Prainha. As capacitações aconteceram no Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes). Outros municípios participaram da capacitação no polo Oriximiná.

Segundo dados da gestora do Cadastro Único, Márcia Lehmann, em Santarém o total de famílias inscritas no Cadastro Único em março de 2019 era de 64.814 dentre as quais:

De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), O CadÚnico é uma valorosa ferramenta de conexão na rede de promoção e proteção social. É um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, que pode ser utilizado para diversas políticas e programas sociais do Governo Federal.

A Assistente Social da Seaster, Edna Ribeiro Villacorte explicou que a capacitação pretende atualizar o conhecimento dos entrevistadores para que possam exercer suas funções com qualidade e eficiência. "Precisamos destacar que o Cadastro Único está para além de um programa social específico, é no CadÚnico que as famílias ficam aptas a participar de todo e qualquer programa, serviço e benefício social que a família requer. A família é um todo e precisa de várias políticas públicas, e as políticas públicas estão usando os dados para habilitar as famílias através do Cadastro Único que é esse grande mapeamento da vulnerabilidade social das famílias no município no estado do Pará e no Brasil ele é fundamental para ampliar as políticas Publicas para a população que necessita".

Durante esta sexta-feira (07), a equipe da Seaster se reuniu com gestores municipais e equipes técnicas de Santarém, Prainha, Curuai, Belterra, Mojuí e Monte Alegre.

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, a gestora do Cadastro Único Márcia Lehmann e a coordenadora da Proteção Social Básica Adriany Oliveira participaram da reunião que discutiu além do CadÚnico, também o Bolsa Família.

"Essas capacitações são importantíssimas, pois possibilitam que nossos colaboradores estejam sempre bem preparados para atender a população que procura um dos nossos 8 Cras ou o Cas/Caec para ser um beneficiário dos programas do governo Federal e nós também recebemos valiosas informações a cerca das mudanças agora com o novo governo", pontuou a secretária Municipal de Trabalho.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.