4. Entidades PcD’s de Santarém participam de capacitação sobre captação de recursos financeiros
Entidades PcD’s de Santarém participam de capacitação sobre captação de recursos financeiros Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira
.

Com o objetivo de instrumentalizar as instituições que atendem as Pessoas com Deficiência de Santarém (PcD’s) de forma técnica na elaboração de projetos e captação de recursos, aconteceu na tarde desta quinta-feira, 16, no auditório do Cas/Caec uma capacitação de realização da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD) e Núcleo de Planejamento e Políticas Públicas (NPPP).

De acordo com Marcicley Caldas, coordenador do NDPD, foram convidados dois dirigentes representantes das entidades de PcD’s de Santarém.

"As entidades de PcD's precisam superar duas barreiras para conseguir aprovação de projetos de captação de recursos financeiros, o aspecto organizacional que significa estar com todos os documentos necessários vigentes e disponíveis, e ter projetos tecnicamente bem elaborados. Um dos importantes objetivos e metas do NDPD e da Semtras para 2023, é promover tais capacitações que possam produzir a preparação necessária para que possam participar destes certames com igualdade de condições com outras instituições do terceiro setor", observou Marcicley Caldas.

“Essa capacitação foi de suma importância para nós, pois ela abre um leque de oportunidades e possibilidades de entender melhor, de que forma você pode estar angariando recursos para sua instituição", pontuou Marlene Santana, representante da Apae Santarém.

Hugo Alan Moda Lima, representante do TEA'S do Tapajós avaliou os ensinos como vitais a organização. “Captação de recursos é exatamente para auxiliar a gestão e condução dos seus trabalhos, então de forma qualificada, de forma técnica, poder saber como absolver esses recursos e devolver isso pros seus associados, com a parceria da própria administração pública permite com que, realmente se cumpra com ato democrático de administração pública e privada e quem sai ganhando é a sociedade representada por essas entidades."

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou a importância da união de formas para caminhar juntos. “A gestão sempre fez essa fala, para que a gente possa estar somando forças diante dos desafios. Agradecemos todos que aceitaram o convite, para que vocês possam estar cada vez mais se capacitando. O recurso existe, está espalhado em várias fontes e a gente sabe dos desafios e precisamos buscar o conhecimento para poder alcançá-los.

Roselene Andrade, Chefe do Núcleo de Planejamento de Políticas Públicas da Semtras, foi a ministrante da capacitação.

Estiveram participando representantes das entidades abaixo citadas: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santarém – APAE; TEA' S do Tapajós; Associação Santarena para Inclusão das Pessoas Cegas e com Baixa Visão – ASSIC; Associação dos Deficientes Físico de Santarém – ADEFIS; Associação de Deficientes Visuais do Baixo Amazonas - ADEVIBAM; Associação dos Amigos Portadores de Deficiência do Tapajós- AAPDT e Casa Azul.