Março é um mês importante para as mulheres não só pelo Dia da Mulher e tudo que a data representa, mas também por ser o mês de alerta para prevenção do câncer de colo do útero.
Pensando nisso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou por todo o mês de março, a campanha Março Lilás nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) da cidade. Durante os dias, foi feita a intensificação da coleta de exames que detectam o câncer de colo de útero, o chamado exame Papanicolau. Além disso, as equipes de saúde estiveram alertando as mulheres quanto a importância da prevenção contra esse tipo de câncer, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
No encerramento da campanha, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (29), na Unidade Básica de Saúde do Santarenzinho, as mulheres foram recebidas com um delicioso café da manhã. Uma linda ornamentação em lilás, com flores e balões deixaram o ambiente mais aconchegante para receber as mulheres. Elas receberam brindes, participaram de palestras sobre o tema e ainda puderam realizar o exame preventivo do câncer de colo de útero (PCCU). Ao todo, foram 60 coletas de PCCU, além de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.
Secretária Dayane Lima prestigiou o momento A secretária de Saúde, Dayane Lima esteve presente na unidade acompanhando o atendimento às mulheres. Ela agradeceu o empenho da equipe da Unidade e ressaltou que não somente no mês de março, mas que em todos os meses do ano as mulheres devem procurar as unidades de saúde para realizarem seus exames e coloquem a saúde em dia. "As coletas de PCCU continuam por todo o ano. Então, é de suma importância que as mulheres busquem as unidades para fazer seu preventivo a qualquer tempo. É um exame rápido, indolor e com um diagnóstico precoce, o câncer pode ser curado, evitando óbitos por conta da doença", destaca Dayane Lima.
A dona de casa, Maria Oneide Lira não perdeu tempo e aproveitou a oportunidade para fazer seu exame preventivo. "Todas as mulheres devem fazer. É um exame muito importante para saber como anda a nossa saúde. Graças a Deus sempre faço e sempre dá negativo", ela comenta o resultado com a satisfação de quem faz o preventivo do câncer de colo de útero todos os anos.
Também como parte da campanha Março Lilás, outras Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Santarém realizaram um dia especial de coleta de PCCU nesta sexta-feira (29), dentre elas: UBS Nova República e UBS Aeroporto Velho. Cada uma disponibilizou cerca de 50 exames preventivos para as pacientes atendidas nas unidades.UBS Nova República também recebeu as atividades
O PCCU
A mulher deve fazer este exame quando não estiver menstruando. O melhor período é entre o 10º e 20º dia após o primeiro dia do seu último período menstrual. A mulher deve alertar seu médico em que momento do ciclo menstrual se encontra.
Por dois dias, antes do exame, a mulher deve evitar piscina e banheiras, duchas vaginais, tampões, desodorantes ou medicamentos vaginais, espermicidas e cremes vaginais (a menos que seja recomendado explicitamente pelo seu médico). Estes produtos e situações podem retirar ou esconder as células anormais.
A mulher deve também evitar relações sexuais por dois dias antes do exame. Após o exame, a mulher pode voltar a suas atividades normais imediatamente.
Como esse tipo de câncer não se desenvolve rapidamente, recomenda-se que o exame Papanicolau ou PCCU seja feito pelas mulheres a partir dos 21 anos, exceto nas que ainda não tiveram relações sexuais, até os 64 anos mesmo nas que não tenham mais vida sexual ativa. Seu médico poderá mudar este período e frequência, se necessário.
Câncer de Colo de Útero
O Câncer de Colo de Útero é uma lesão invasiva intrauterina ocasionada principalmente pelo HPV, o papilomavírus humano. Este pode se manifestar através de verrugas na mucosa da vagina, do pênis, do ânus, da laringe e do esôfago, ser assintomático ou causar lesões detectadas por exames complementares. É uma doença demorada, podendo levar de 10 a 20 anos para o seu desenvolvimento. Alguns fatores favorecem o aparecimento dessa doença, dentre eles: Sexo desprotegido com múltiplos parceiros, Histórico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (HPV), Tabagismo, Idade precoce da primeira relação sexual, Multiparidade (Várias gestações).
Por isso, a campanha alerta também sobre a importância de se proteger contra as DST's, uma vez que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero e é transmitido por meio da relação sexual desprotegida. Durante todo o mês de março, as mulheres são incentivadas a manter uma rotina frequente de idas ao ginecologista e a fazer exame de PCCU que ajuda a detectar a infecção causada pelo HPV e possíveis alterações no colo do útero.
Todas as Unidades Básicas de Saúde de Santarém realizam o exame de forma gratuita. Procure a mais próxima de sua casa, informe-se, realize o exame e previna-se contra o câncer de colo de útero.
Leia também: