4. Empossados novos membros do Conselho Municipal de Educação
Empossados novos membros do Conselho Municipal de Educação Autor: Desconhecido

Empossados novos membros do Conselho Municipal de Educação

Foram empossados na manhã desta sexta-feira (4), no auditório da Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy, os novos membros do Conselho Municipal de Educação (CME), referente ao biênio 2018/2020. A posse foi efetivada pelo vice-prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, que representou o prefeito Nélio Aguiar no evento.

O Conselho Municipal de Educação (CME) é um órgão colegiado e permanente do Sistema Municipal de Ensino, político e administrativamente autônomo, com caráter normativo, consultivo, deliberativo, mobilizador, fiscalizador e propositivo sobre os temas de sua competência.

A Principal missão do CME é supervisionar e orientar o Sistema Municipal de Ensino assegurando sua sustentabilidade e a oferta de Educação de qualidade para formação crítico-social do cidadão, com o fortalecimento da gestão democrática, a inclusão e o respeito à diversidade.

Competências do Conselho Municipal de Educação:
- Estabelecer procedimentos normativos necessários ao bom gerenciamento do Sistema Próprio Municipal de Educação;

- Fiscalizar e Supervisionar o cumprimento dos dispositivos legais em matéria de Educação;

- Estabelecer normas para instalação e funcionamento de entidades e iniciativas educacionais, de qualquer nível e tipo em área de jurisdição do município de Santarém, observando a legislação vigente;

- Garantir o acesso e permanência a educação contínua de qualidade, sem qualquer discriminação, e pela gestão democrática nas escolas de seu Sistema de Ensino;

- Autorizar, credenciar, certificar e supervisionar as instituições que fazem parte do Sistema Municipal de Ensino;

- Avaliar e emitir parecer sobre a adoção de inovações pedagógicas na área de educação;

- Acompanhar o levantamento atual da população escolar e fiscalizar o cumprimento de preceito constitucional de universalização quantitativa da Educação.

Membros empossados:

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Membro nato: Mara Regina Xavier Belo

MEMBROS REPRESENTANTES DO EXECUTIVO MUNICIPAL

Titular: Greice Jurema de Freitas Goch
Suplente: Alyne Fernandes Rodrigues
Titular: Varlúcia Lages Pereira
Suplente: Zildenice Francisca dos Anjos Barreto
Titular: Maria da Conceição Lourenço Leite
Suplente: Heloisa Helena Martins Sousa

ENTIDADES ELEITAS E SEUS REPRESENTANTES

SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DA REPÚBLICA MUNICIPAL DE SANTARÉM (SINPROSAN)