4. Em Tucumatuba, 74 famílias são beneficiadas com novo microssistema de água
Em Tucumatuba, 74 famílias são beneficiadas com novo microssistema de água Autor: Desconhecido

Em Tucumatuba, 74 famílias são beneficiadas com novo microssistema de água

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) inaugurou no sábado (5), o Microssistema de Abastecimento de Água da comunidade de Tucumatuba. A obra no valor de R$ 370.396,33 irá beneficiar 74 famílias e foi construída com recurso próprio do governo municipal. A estrutura do microssistema é integrada por um poço de 80 metros de profundidade e 5.685 metros de rede de água distribuída. Como a comunidade ainda não conta energia elétrica, a bomba submersa é acionada por grupo gerador.

Participaram da inauguração, o prefeito Nélio Aguiar, o vice-prefeito José Maria Tapajós, o titular da Semap Bruno Costa, além dos vereadores Júnior Tapajós, Emir Aguiar, Alaércio Cardoso e Chiquinho da Umes.

Para Dinael Cardoso, presidente da Tapajoara, entidade representativa das comunidades situadas no lado esquerdo do Rio Tapajós, a chegada da água as casas da localidade de Tucumatuba, representa o fim de uma luta de pelo menos duas décadas dos comunitários. "Quero agradecer a todos que participaram dessa luta. É um sonho realizado. Hoje já tomei banho com água no chuveiro, foi emocionante".

Tucumatuba fica localizada dentro da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, Unidade de Conservação com mais de 690 mil hectares de terra. No território existem 75 comunidades, 26 aldeias indígenas e 4.164 famílias totalizando uma população de 15 mil pessoas.

"A água é um direito primordial da população. Nós da Prefeitura temos trabalhado para garantir o acesso a água boa e de qualidade principalmente nas comunidades mais distantes. Esse é o nosso segundo microssistema entregue. O trabalho continua para beneficiar cada vez mais pessoas", declarou o prefeito Nélio Aguiar.

Microssistema em São Francisco do Carapanari
No dia 9 de março a Prefeitura entregou o Microssistema de Abastecimento de Água da Comunidade de São Francisco do Carapanari, na região do Eixo Forte. O empreendimento beneficiou 72 famílias, cerca de 300 pessoas.Microssistema entregue a Comunidade São Francisco do Carapanari