4. Eliminatórias para o Festival Gastronômico 'Cozinha Tapajós' iniciam nesta quinta-feira
Eliminatórias para o Festival Gastronômico 'Cozinha Tapajós' iniciam nesta quinta-feira Autor: Desconhecido

Inicia nesta quinta-feira (24), às 19h, na Praça de Alimentação do Rio Tapajós Shopping, a eliminatória dos Chefs que se inscreveram para participar do Festival Gastronômico "Cozinha Tapajós", que acontecerá em Alter do Chão, nos dias 14, 15 e 16 de junho. O evento está sob a curadoria do coletivo Soul Kitchen, e é idealizado e organizado pelo Chef Saulo Jennings do Restaurante Casa do Saulo, com apoio institucional da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), e parceria do Sebrae e escritório da Emater em Santarém.

Para o Chef Saulo Jennings, que é uma referência quando se trata da culinária da região do Tapajós, essa primeira etapa do evento, possibilitará dar destaque para os Chefs locais e busca incentivá-los a troca de experiências. "É muito importante trazer Chefs renomados para a nossa região e é importante também darmos destaque aos Chefs locais. O evento de hoje, também servirá para motivar os Chef's locais para uma troca de experiências com os Chef's que virão para o Cozinha Tapajós em junho", explicou.

O secretário de Turismo de Santarém, Diego Pinho, destaca que o evento é um grande potencializador da gastronomia da região, classificado como atrativo A, em estudo do Plano Encontro. "Destaco que a gastronomia de Santarém é apontada no Plano Encontro como um importante atrativo do patrimônio cultural de Santarém. Ainda no Plano, a gastronomia santarena é classificada como atrativo A, isso quer dizer que tal atrativo apresenta elevado valor potencial e capacidade para atrair turistas nacionais e internacionais de interesse mais especializado, e eventos como esses são fatores importantes para ampliação do fluxo turístico no destino, Santarém".

Saiba Mais:

De acordo com a coordenadora da seção de projetos da Semtur, Elcivânia Barreto, Santarém tem um número expressivo de Chefs, por isso a necessidade da seletiva. "A Prefeitura através da Semtur fez uma ampla divulgação e se colocou a disposição para contribuir com a inscrição dos participantes e estamos construindo um trabalho imparcial em conjunto com os parceiros. O processo de eliminatórias tem uma grande importância para permitir que todos os profissionais que trabalham com a culinária local, tenham oportunidade de participar do evento em uma de suas etapas", concluiu.

A gastronomia de Santarém é sem dúvida um dos elementos fortes da cultura regional, na qual se tem o predomínio de produtos regionais como o piracuí (farinha do peixe), farinha de mandioca, tucupi, frutos regionais, ervas, dentre outros, que resultam em pratos saborosos e excêntricos que serão apresentados a partir de hoje, na eliminatória para o "Cozinha Tapajós".