1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Eleições 2018: atividades nas escolas municipais ocorrerão conforme orientação dos gestores
Eleições 2018: atividades nas escolas municipais ocorrerão conforme orientação dos gestores Autor: Desconhecido

Eleições 2018: atividades nas escolas municipais ocorrerão conforme orientação dos gestores

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que tanto sex...

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que tanto sexta-feira (5) que antecede a eleição de domingo (7 de outubro) quanto na segunda-feira (8), após o processo eleitoral as atividades escolares ocorrerão de acordo com as orientações dos gestores de cada uma das unidades, nas zonas urbana e rural do município de Santarém.

A secretária de Educação Mara Belo explicou que os gestores das escolas têm autonomia para organizar o processo sem a interferência da Semed, assim como a reposição das aulas, para que não haja prejuízos ao calendário escolar de 2018.

Ela sugeriu que em algumas escolas, na sexta-feira os gestores devem suspender as atividades escolares do período da tarde para que o Cartório Eleitoral organize o espaço visando à votação de domingo, assim como no período da manhã de segunda-feira, para que a escola se reorganize novamente. No entanto, reafirmou a secretária de Educação, a organização dessas atividades escolares depende das decisões dos gestores, tendo em vista que cada comunidade apresenta realidades diferentes, na cidade e no interior, em especial nas regiões de planalto, rios e várzea.

Saiba Mais:

Segundo a Semed, não haverá programação especial como palestras ou qualquer tipo de intervenção nesta semana em virtude das eleições, por determinação da Resolução Eleitoral, uma vez que permanentemente a escola é o primeiro espaço de convívio em grupos numerosos, onde se aprende a respeitar diferenças, resolver conflitos e tomar decisões em conjunto, saberes essenciais para exercer a cidadania.

Nesse sentido, segundo Mara Belo, qualquer alinhamento partidário deve ser evitado, até porque se exige que a Educação seja conduzida com isenção, o que não a impede de debater questões sociais com sentido ético e prático. A contribuição da escola à construção da democracia será essencial se ela continuar desenvolvendo a compreensão de que a política é muito importante, não apenas no sentido partidário, mas no dia a dia da comunidade escolar.

Para finalizar disse que todos os gestores da rede municipal vão contribuir com o processo eleitoral de acordo com o planejamento da Semed e em conformidade com a realidade de cada uma das comunidades onde as escolas estão inseridas.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.