Todos os Centros e Unidades de Educação Infantil do município de Santarém estão passando pelo processo de Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Os Indicadores caracterizam-se como um instrumento de autoavaliação da qualidade das instituições de educação infantil, por meio de um processo participativo e aberto a toda a comunidade.
A iniciativa pretende contribuir com as instituições para que encontrem seu próprio caminho na direção de práticas educativas, que respeitem os direitos fundamentais das crianças e ajudem a construir uma sociedade mais democrática.
Em Santarém, as avaliações estão sendo realizadas desde a última quarta-feira (26). Todos os Cemei's e Umei's no total de 36 estão realizando juntamente com a comunidade e equipe de funcionários essa avaliação. Essa é uma das etapas que o município precisa cumprir para concorrer ao selo Unicef, e deve ser feita em no mínimo 20% da rede de ensino.
São 7 indicadores de qualidade que estão sendo avaliados:
1) planejamento institucional, multiplicidade de experiências e linguagens;
2) interações (espaço coletivo de convivência e respeito);
3) promoção da saúde;
4) espaços, materiais e mobiliários;
5) formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais;
6) cooperação e troca com as famílias;
7) participação na rede de proteção social.
E eles serão avaliados por cores:
Verde: caso o grupo avalie que essas ações, atitudes ou situações existem e estão consolidadas na instituição. Deveria a elas a cor verde. Indicando que o processo de melhoria na qualidade já está em um bom caminho;
Amarelo: se essas atitudes, práticas ou situações ocorrem de vez em quando. Mas não estão consolidadas, o grupo lhes atribuirá a cor amarela, o que indica que elas merecem cuidado e atenção;
Vermelho: casos essas atitudes, situações ou ações não existem na instituição, atribuirá a ela a cor vermelha. A situação é grave e merece providencias imediatas.
As avalições devem ser enviadas por completo diretamente no link do Indica, até o dia 30 de junho.