A programação natalina no município de Santarém foi aberta oficialmente na noite desta sexta-feira (14). Com o tema: "É Natal em Santarém" o objetivo da campanha este ano é trazer a reflexão do verdadeiro sentido do Natal - o nascimento de Jesus Cristo.
O primeiro dia contou com a chegada do Papai Noel, o que atraiu mais de 1.000 crianças das 18 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei's) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei's), Creche Searas e das bandas escolares Maria de Lourdes, Maria Amália, Ubaldo Correa, Princesa Isabel e Almirante Soares Dutra.
Durante os desfiles que resgataram o nasimento de Cristo, as crianças todas caracterizadas em alas desfilaram caracterizados de anjinhos, Maria e José, animais, pastores, estrelas, reis magos, duendes, bonecos de neve, mini noés, jardineiras, pinheirinhos, retratando o presépio.
A Unidade de Educação Infantil da Prainha apresentou o Presépio Mocorongo com o objetivo de valorizar a cultura regional através de um grande momento de fé para o povo Cristão, que é o nascimento de Jesus Cristo.
O Presépio Mocorongo foi trabalhado durante os dias letivos com todas as crianças, mostrando e enfatizando o verdadeiro significado do Natal. No Presépio regional tinha manjedoura trazendo Maria e Jesus, os Reis Magos que trazem os presentes, a estrela, tendo também o Festival do Açaí, as festas e produtos regionais, os pescadores, as belíssimas Rainhas do Tacacá, do Lago Verde, da Alegria, do Folclore, da Farinha, do Açaí, do Çairé e do Artesanato e ainda a representatividade tradicional do presépio.
Participaram desta apresentação professores, crianças e familiares, equipe gestora e toda comunidade escolar.
De acordo com a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Santarém (Semed), Alyne Fernandes, desde outubro as Umeis e Cemeis se prepararam para esse dia da Parada Natalina. "Embora as crianças, tenham o Natal como sinônimo de Papai Noel e ganhar presentes, esse momento na Educação Infantil, aproveitamos para despertar neles o verdadeiro sentido natalino. Dessa forma as crianças possam vivenciar e compartilhar o respeito pelas pessoas, a união com seus familiares tendo como exemplo a sagrada família", observou Alyne.
"A ideia de trazer o papai Noel de charrete foi de aproximá-lo das pessoas que aguardam ansiosas esse momento, foi uma simbologia regional, mais perto do povo", esclareceu Adriano Carvalho, idealizador do projeto.
A chegada do bom velhinho à sua casinha atraiu a curiosidade de crianças e adultos que aguardavam com expectativa o momento de visitar a casinha e de tirar a tão sonhada foto ao lado do bom velhinho.
O prefeito Nélio Aguiar acompanhado pelo vice-prefeito José Maria Tapajós e a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, entregou a chave da cidade ao Papai Noel, que entrou em sua casa e recebeu os visitantes da primeira noite com muito carinho. "É momento de muita alegria de muita emoção hoje nessa noite na presença de um público bem maior em relação ao ano passado, uma parada de natal com a participação de tantas crianças das Umeis e Cemeis, trazendo o símbolo maior do Natal que é o nascimento do menino Jesus que comemora aniversário dia 25 de dezembro, e junto com o menino Jesus a beleza, o encanto, a magia do Natal. Desejamos as boas vindas e entregamos a casinha que está bem ornamentada para receber as crianças a população de Santarém até o dia 29", comemorou o prefeito Nélio Aguiar.
A secretária Celsa Brito comentou que a festa de abertura e a recepção do púbico superou as expectativas. "A Parada Natalina foi linda demais, os pequeninos foram gigantes no desfile. A casinha foi preparada com muito carinho. Agradeço a todos das demais secretarias que contribuiram nessa ação integrada para a realização dessa emocionante abertura da programação natalina que trouxe a nossa regionalidade. Que a população possa prestigiar visitando o espaço".
Casinha do Papai Noel
A Casinha do Papai Noel tem 58m² em um espaço total de 135m². As madeiras foram reutilizadas da estrutura do ano passado e foi construída pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). A Casinha foi ornamentada pela equipe de eventos da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), com apoio de uma equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os três cômodos foram decorados com móveis de época, temáticos do Natal, chaminé, telefone de época, fogão, tudo para tornar o ambiente mais aconchegante.
Esse ano a área externa ganhou dois ursos de neve, duendes, um letreiro, árvores bem decoradas, uma tenda com espaço para fotos tudo para que a população possa fazer lindos registros fotográficos.
A equipe de iluminação da Seminfra ornamentou os troncos das árvores das Praças São Sebastião com mangueiras de iluminação de LED em tom azul. A visitação à casinha, nessa primeira noite, que encerrou ás 23h30 foi de 519 pessoas. O número seria maior se elas não tivessem que ir embora devido à chuva.
Visitação
A programação natalina continua com a visitação à Casinha do Papai Noel que irá até o dia 29 de dezembro, das 18h às 22h, com exceção do dia 24, que será das 18h às 21h. No anfiteatro, neste sábado (15), a partir das 20h, haverá apresentação da Filarmônica Municipal. No domingo (16), a partir das 20h, a Tradicional Cantata Natalina "É Natal", ocorrerá na Praça Barão de Santarém sob responsabilidade da Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy em parceria da Universidade do Estado do Pará (UEPA) com a participação de mais de 400 pessoas.
No dia 23, em dois momentos, às 8h no Espaço Pérola no Parque da Cidade, com a tradicional distribuição de brinquedos e às 20h no Anfiteatro terá apresentação do 8º BEC na Praça Barão de Santarém (São Sebastião).