4. Papai Noel e Parada Natalina anunciam a chegada do Natal em Santarém
Papai Noel e Parada Natalina anunciam a chegada do Natal em Santarém Autor: Agência Santarém

Papai Noel e Parada Natalina anunciam a chegada do Natal em Santarém

Geisa de Oliveira
Programação natalina tem como tema 'Natal: compartilhar realizações é o melhor presente'

O Papai Noel chegou em Santarém anunciando a chegada da época mais mágica do ano. O trenó do bom velhinho aterrissou ontem, 16, na orla da cidade durante a realização da tradicional parada natalina que não era realizada há dois anos, em virtude da pandemia da covid-19. Mais de 10 mil pessoas prestigiaram. A programação oficial tem como tema ‘Natal: compartilhar realizações é o melhor presente’ e está sob a coordenação da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

A parada natalina esteve sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy. Mais de 500 crianças das Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei's) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei's) desfilaram levando alegria e encanto aos presentes. As bandas das escolas Maria de Lourdes, Maria Amália, Ubaldo Correa, Filarmônica municipal, Princesa Isabel e Almirante Soares Dutra deram o tom à noite.

No desfile as crianças fantasiadas em temas natalinos e o presépio vivo foram os destaques. O Papai Noel veio logo atrás do desfile cumprimentando crianças e também adultos que aguardavam ansiosos a sua chegada.

O prefeito Nélio Aguiar esteve presente acompanhado da primeira dama de Santarém e Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito. Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores Ronan Liberal Jr acompanhado da esposa Talita Liberal e filhos; secretários de governo e vereadores.

A abertura da Casinha do Papai Noel teve início após o prefeito entregar a chave da cidade ao velhinho do Natal. "O Natal é um momento de magia, momento de paz, confraternização, alegria e a gente está muito contente com a retomada da parada natalina, que trouxe o Papai Noel. A casinha do Papai Noel está voltando com força total, todos os cuidados de desinfecção foram feitos, ela está muito bem ornamentada, e também demos uma caprichada na iluminação da Praça Barão de Santarém. São muitas coisas bonitas que estamos proporcionando a população de Santarém nesse clima tão maravilhoso de natal”, comemorou o prefeito Nélio Aguiar.

Casinha do Papai Noel

Nos dois anos de pandemia, a Casinha não foi aberta ao público para o período natalino. A estrutura foi utilizada como base para as equipes de saúde que estiveram à frente do combate a covid-19, e posteriormente, foi transformada em ponto de vacina que foi desativado em outubro desse ano. Toda a Casinha passou por intenso processo de sanitização.

Somente ontem, mais de 1.100 pessoas visitaram a casinha e registraram o momento ao lado do bom velhinho e também do prefeito Nélio Aguiar e primeira dama Celsa Brito.

“Estamos muito felizes em retomar esse importante momento para a sociedade e convidamos a população para prestigiar todos esses momentos que foram elaborados com muito carinho. Agradecemos a todos as Secretarias de governo envolvidas direta ou indiretamente para que tudo ocorresse com muito sucesso, e a população que atendeu o nosso convite e esteve prestigiando esse primeiro dia”, agradeceu Celsa.

O Papai Noel também deixou sua mensagem de Natal. “Desejo um natal de recomeço, um natal de reconciliação, que todos possam se unir, se abraçar e compartilhar a vinda do menino Jesus”.

Programação

A programação continua neste sábado, 17, com a apresentação da 'Cantata de Natal' com o tema: Um novo coração no Natal, na Praça Barão de Santarém, às 20h.

No domingo,18, irá acontecer a tradicional entrega de presentes no Parque da Cidade. A programação ocorre das 8h às 11h. Serão distribuídos 4 mil brinquedos.

Nas demais noites, serão realizadas apresentações culturais no anfiteatro da Praça Barão de Santarém.

O Papai Noel estará na Casinha até o dia 30 de dezembro. Com exceção dos dias 24, 25, 31 e 01, quando não haverá visitação na parte interna. E a Casinha poderá ser visitada na parte externa até o dia 6 de janeiro de 2023.