1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Durante reforma, urgência e emergência do HMS atenderá somente pacientes em estado grave
Durante reforma, urgência e emergência do HMS atenderá somente pacientes em estado grave Autor: Desconhecido

Durante reforma, urgência e emergência do HMS atenderá somente pacientes em estado grave

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
O novo fluxo já começou no último sábado, 8 de fevereiro. Ele é necessário porque o Pronto Socorro s...

O novo fluxo já começou no último sábado, 8 de fevereiro. Ele é necessário porque o Pronto Socorro será todo reformado

A Prefeitura de Santarém investe na qualidade da saúde do município. Sob a gestão do prefeito Nélio Aguiar, importantes avanços foram conquistados, à exemplo das reformas no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) que iniciarão em março no Pronto Socorro. Em virtude disto, o fluxo de atendimento mudou. Obstetrícia e tomografia também passarão por melhorias.

Os pacientes com casos de menor gravidade já estão recebendo atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h e o HMS recebe apenas pacientes com risco eminente de morte.

O novo fluxo de atendimento passou a ser implementado no último sábado, 08 de fevereiro. Segundo o diretor geral do HMS e da UPA, Silvério Cardoso, a mudança de fluxo ocorrerá de forma temporária e gradativa. "Queremos acostumar a população com essa novidade para quando a reforma começar e 50% do Pronto-Socorro estiver em obra, não haja transtornos ou impacto na assistência a população”.

Silvério afirmou que as duas Unidades estão preparadas para o novo fluxo. O local de atendimento muda de acordo com os perfis, mas todos os pacientes serão acolhidos de acordo com a Classificação de Risco. "Sabemos que a maior demanda passará a ser da UPA. Para isso, aumentamos a equipe da Unidade, dobramos a assistência de enfermagem e a equipe médica foi reforçada", esclareceu.

A UPA 24h recebeu reforço da equipe assistencial com aumento de seis enfermeiros, doze técnicos de enfermagem e seis médicos por turno. 

A direção do HMS já alinhou com o SAMU e com o Corpo de Bombeiros sobre o encaminhamento dos pacientes resgatados conforme o quadro clínico.

Novo fluxo

Os pacientes em estado mais grave, com risco eminente de morte, receberão atendimentos no HMS. Por exemplo, pacientes que apresentarem paradas cardíacas, AVC, falta de ar intensa; picadas ou mordidas de animais venenosos; pacientes politraumatizados ou com fratura exposta; ferimento de arma de fogo ou arma branca; queimaduras, choque elétrico, tentativas de suicídio e surtos psicóticos.

As pessoas que estiverem em estados mais simples como infecções de ouvido, náuseas, dores de cabeça, vômito, desconforto intestinal, pequenos ferimentos e gripes, por exemplo, devem procurar a UPA 24h ou as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do bairro e os Postos 24h.

A UPA 24h terá à disposição ambulância para quando forem necessárias transferências para o HMS. Essa decisão, que implica a regulação do paciente, cabe ao time de médicos das duas Unidades. Ou seja, o plantonista da UPA entrará em contato com o plantonista do Pronto Socorro do HMS para receber e preparar um leito para o paciente que precisará ser internado.

No último ano, o HMS realizou mais de 100 mil atendimentos. Em média, são 9 mil atendimentos mensais realizados no HMS e cerca de 10 mil na UPA 24h.O Hospital atende Santarém e recebe pacientes de outros 25 municípios.

O prefeito Nélio Aguiar salienta os investimentos de seu governo na saúde do município. “Temos um plano de investimentos, que estamos cumprindo, baseado em nosso plano de governo registrado no cartório eleitoral. Fizemos a ampliação do centro cirúrgico, eram três salas e hoje são cinco todas equipadas. Em nosso governo fizemos a substituição de praticamente todos os equipamentos da UTI que nunca tinham passado por investimento. Implantamos o serviço de raio-x digital e um novo laboratório com equipamentos importados de alta tecnologia digital. Entregamos a nova lavanderia do Hospital Municipal com equipamentos modernos e faremos a implantação do serviço de tomografia computadorizada, pois já compramos o tomógrafo e estamos na fase da formulação do contrato para o serviço de construção da sala do tomógrafo. Não paramos de investir em um só momento no nosso Hospital”, relatou Nélio. 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.