Influenciadores digitais que integram o Press Trip do Çairé. Foto-Divulgação/Semtur
Alter do Chão, distrito do município de Santarém, no Oeste do Pará, representa hoje mais que um destino turístico, a Vila Balneária é o principal indutor do grande potencial turístico que a cidade possui, com belezas naturais, comunidades tradicionais e infraestrutura para receber bem o visitante e o turista. Na Pérola do Tapajós, por conta desse fator importante para o desenvolvimento do turismo, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), promove o Press Trip do Çairé.
A programação do Press Trip iniciou no último dia 19, abertura da festa, e segue com um roteiro, a partir de Alter do Chão, para que os influenciadores digitais possam experimentar vivência turísticas na região do Baixo Tapajós, como informou o secretário municipal de Turismo, Diego Pinho.
“Essa parceria do Press Trip do Çairé foi uma demanda que solicitei ao Governo do Estado, que prontamente fechou a parceria, para montarmos um roteiro em que pudéssemos divulgar o Çairé e aproveitar a presença deles aqui e mostrarmos a nossa potencialidade turística, desde o Çairé, essa grande manifestação do nosso povo, até as comunidades tradicionais que desenvolvem o trabalho do turismo de base comunitária”, explicou o secretário.
Ana Elisa Teixeira, do blog Viagens e Rotas, falou sobre suas experiências iniciais no Çairé 2019 e de conhecer outros pontos turísticos de Santarém. “O que é mais interessante nessa experiência é ver como a cultura ainda é muito presente nessa região, porque já visitei outros lugares, e não vi uma cultura tão forte como aqui, no Pará. Já participei do Círio de Nazaré, já fui no Marajó, você percebe uma diferença em cada localidade, porque como é um estado muito grande, em cada região tem uma particularidade. E no caso, o que eu mais gostei na abertura do Çairé, foi a questão do mastro, e nem imaginava como iriam colocar aquelas folhas e frutos, pensei que iam grudar tudo, mas com a ajuda de todos foi tudo rápido. Vi ali a humanidade muito presente. Achei fantástico a religiosidade e o folclore juntos em uma perfeita harmonia. Difícil de se ver representatividade das culturas indígenas e portuguesas, mesclar tudo. Tô gostando da gastronomia, amei Ponta de Pedras e a piracaia que participei e acredito que esses pescadores precisam de mais valorização, além da preservação de um momento como este. Hoje vou conhecer a comunidade de Coroca no rio Arapiuns e minhas expectativas são as melhores", relatou.
Ana Elisa Teixeira, do blog Viagens e Rotas: "folclore e religiosidade em perfeita harmonia no Çairé". Foto-Divulgação/Semtur
Para Célio Roberto Ventura, do blog Bem Vindos a Bordo, a região do Tapajós tem sua particularidade em relação as demais regiões do Brasil. “Eu sou de Florianópolis e é a primeira vez que venho para a região Norte. É um sentimento de encantamento e de surpresa pelo que eu estou encontrando. Estou no segundo dia em Santarém, já tinha ido pro Nordeste, mas aqui é muito diferente, as experiências, os passeios, a estrutura, a qualidade de opções turísticas são muito diferentes do que estou acostumado. Na minha região, a gente acha muita praia de mar e aqui a praia de rio. Então, olhar pro rio e ver um clima totalmente diferente, um clima de sol de calor, gostei muito desse clima. Chegar em Alter é algo exclusivo, uma sensação que nunca senti, demora para se chegar, mas quando chega lá, vê o valor que ela tem. Já estou postando minhas experiências, fazendo referência, para assim publicar um conteúdo que seja digno desse destino", disse o blogueiro.
Célio Ventura, do blog Bem Vindos a Bordo. Experiências em Alter do Chão descritas em posts exclusivos. Foto-Divulgação/Semtur
Peter Erick Goldschmidt, do programa Viagem Comigo, da TV Novo Tempo, afirmou que Alter é um dos lugares turísticos, como se diz popularmente, "mais raiz" do Brasil. "Apesar de ser conhecido mundialmente, o brasileiro agora que começa a conhecer nesses últimos anos. É um privilégio essa oportunidade em conhecer todas essas belezas de pertinho, principalmente em meio dessa festa, que é o Çáiré. Festa que a gente ouve muito falar em São Paulo e em todo sul, seja pela internet ou pelos meios de comunicação. É uma emoção muito grande de você estar vivendo tudo isso. O que mais me encantou até agora aqui em Santarém foi Alter do Chão e o Mercadão 2000, um mercado bem autêntico, as pessoas muito atenciosas e nos trataram muito bem, todo mundo queria explicar pra gente sobre seus produtos e como é feito, e na parte dos peixes também. Santarém tem um povo que gosta de receber bem o turista”, exaltou Peter Erick.
Peter Erick Goldschmidt, do programa Viagem Comigo, da TV Novo Tempo, considera Alter do Chão, como se diz na gíria, um lugar "raiz". Foto-Divulgação/Semtur
Os influenciadores irão prestigiar a disputa entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa, que acontece na noite deste sábado (21). Neste domingo (22) conhecerão a praia da Ilha do Amor e na segunda-feira (23) participarão da derrubada dos mastros, no encerramento do Çairé.