1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Doze influenciadores digitais têm experiência turística na região do Baixo Tapajós no Press Trip do Çairé
Doze influenciadores digitais têm experiência turística na região do Baixo Tapajós no Press Trip do Çairé Autor: Desconhecido

Doze influenciadores digitais têm experiência turística na região do Baixo Tapajós no Press Trip do Çairé

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Influenciadores digitais que integram o Press Trip do Çairé. Foto-Divulgação/Semtur Alter do Chão, d...

Influenciadores digitais que integram o Press Trip do Çairé. Foto-Divulgação/Semtur

Alter do Chão, distrito do município de Santarém, no Oeste do Pará, representa hoje mais que um destino turístico, a Vila Balneária é o principal indutor do grande potencial turístico que a cidade possui, com belezas naturais, comunidades tradicionais e infraestrutura para receber bem o visitante e o turista. Na Pérola do Tapajós, por conta desse fator importante para o desenvolvimento do turismo, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), promove o Press Trip do Çairé.

A programação do Press Trip iniciou no último dia 19, abertura da festa, e segue com um roteiro, a partir de Alter do Chão, para que os influenciadores digitais possam experimentar vivência turísticas na região do Baixo Tapajós, como informou o secretário municipal de Turismo, Diego Pinho.

“Essa parceria do Press Trip do Çairé foi uma demanda que solicitei ao Governo do Estado, que prontamente fechou a parceria, para montarmos um roteiro em que pudéssemos divulgar o Çairé e aproveitar a presença deles aqui e mostrarmos a nossa potencialidade turística, desde o Çairé, essa grande manifestação do nosso povo, até as comunidades tradicionais que desenvolvem o trabalho do turismo de base comunitária”, explicou o secretário.

Ana Elisa Teixeira, do blog Viagens e Rotas, falou sobre suas experiências iniciais no Çairé 2019 e de conhecer outros pontos turísticos de Santarém. “O que é mais interessante nessa experiência é ver como a cultura ainda é muito presente nessa região, porque já visitei outros lugares, e não vi uma cultura tão forte como aqui, no Pará. Já participei do Círio de Nazaré, já fui no Marajó, você percebe uma diferença em cada localidade, porque como é um estado muito grande, em cada região tem uma particularidade. E no caso, o que eu mais gostei na abertura do Çairé, foi a questão do mastro, e nem imaginava como iriam colocar aquelas folhas e frutos, pensei que iam grudar tudo, mas com a ajuda de todos foi tudo rápido. Vi ali a humanidade muito presente. Achei fantástico a religiosidade e o folclore juntos em uma perfeita harmonia. Difícil de se ver representatividade das culturas indígenas e portuguesas, mesclar tudo. gostando da gastronomia, amei Ponta de Pedras e a piracaia que participei e acredito que esses pescadores precisam de mais valorização, além da preservação de um momento como este. Hoje vou conhecer a comunidade de Coroca no rio Arapiuns e minhas expectativas são as melhores", relatou.

Ana Elisa Teixeira, do blog Viagens e Rotas: "folclore e religiosidade em perfeita harmonia no Çairé". Foto-Divulgação/Semtur

Para Célio Roberto Ventura, do blog Bem Vindos a Bordo, a região do Tapajós tem sua particularidade em relação as demais regiões do Brasil. “Eu sou de Florianópolis e é a primeira vez que venho para a região Norte. É um sentimento de encantamento e de surpresa pelo que eu estou encontrando. Estou no segundo dia em Santarém, já tinha ido pro Nordeste, mas aqui é muito diferente, as experiências, os passeios, a estrutura, a qualidade de opções turísticas são muito diferentes do que estou acostumado. Na minha região, a gente acha muita praia de mar e aqui a praia de rio. Então, olhar pro rio e ver um clima totalmente diferente, um clima de sol de calor, gostei muito desse clima. Chegar em Alter é algo exclusivo, uma sensação que nunca senti, demora para se chegar, mas quando chega lá, vê o valor que ela tem. Já estou postando minhas experiências, fazendo referência, para assim publicar um conteúdo que seja digno desse destino", disse o blogueiro.

Célio Ventura, do blog Bem Vindos a Bordo. Experiências em Alter do Chão descritas em posts exclusivos. Foto-Divulgação/Semtur

Peter Erick Goldschmidt, do programa Viagem Comigo, da TV Novo Tempo, afirmou que Alter é um dos lugares turísticos, como se diz popularmente, "mais raiz" do Brasil. "Apesar de ser conhecido mundialmente, o brasileiro agora que começa a conhecer nesses últimos anos. É um privilégio essa oportunidade em conhecer todas essas belezas de pertinho, principalmente em meio dessa festa, que é o Çáiré. Festa que a gente ouve muito falar em São Paulo e em todo sul, seja pela internet ou pelos meios de comunicação. É uma emoção muito grande de você estar vivendo tudo isso. O que mais me encantou até agora aqui em Santarém foi Alter do Chão e o Mercadão 2000, um mercado bem autêntico, as pessoas muito atenciosas e nos trataram muito bem, todo mundo queria explicar pra gente sobre seus produtos e como é feito, e na parte dos peixes também. Santarém tem um povo que gosta de receber bem o turista”, exaltou Peter Erick.

Peter Erick Goldschmidt, do programa Viagem Comigo, da TV Novo Tempo, considera Alter do Chão, como se diz na gíria, um lugar "raiz". Foto-Divulgação/Semtur

Os influenciadores irão prestigiar a disputa entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa, que acontece na noite deste sábado (21). Neste domingo (22) conhecerão a praia da Ilha do Amor e na segunda-feira (23) participarão da derrubada dos mastros, no encerramento do Çairé.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.