4. Direito de crianças e adolescentes é palestrado para mais de 400 pessoas na comunidade de Arapixuna
Direito de crianças e adolescentes é palestrado para mais de 400 pessoas na comunidade de Arapixuna Autor: Desconhecido

A convite do Conselho Tutelar III a Prefeitura de Santarém por meio da equipe das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e a Polícia Militar através da modalidade de Policiamento Comunitário Escolar, estiveram na quarta-feira (05) na Comunidade de Arapixuna realizando palestras diferenciadas voltadas aos direitos de crianças e adolescentes.

A primeira atividade do dia foi voltada para 180 pais de alunos da Escola Santana. O Conselho Tutelar, representado pelos Conselheiros José Quaresma e Carlo Fabrício, iniciou com um ciclo de palestras sobre do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); a Assistente Social do (Aepeti) Ágatha Flexa abordou o tema sobre o Trabalho Infantil; a Assistente Social do Creas Lilian Moraes levou a temática do Abuso e Exploração Sexual e a Policia Militar através do Cabo Glauber e Cabo P. Silva realizaram palestras com o Tema: Resgatando o princípio da autoridade.

No período da tarde as atividades ocorreram na mesma sequência de palestras para 224 alunos, porém a Polícia Militar abordou uma temática diferenciada tratando da disciplina dentro das escolas e da prevenção do uso de drogas.

Carlo Fabrício, conselheiro do Conselho Tutelar III, destacou que têm chegado muitas demandas das regiões de rio e que é muito importante estarem todos levando esclarecimentos para os comunitários. "A rede junta leva importantes temas para essas localidades que muitas vezes não sabem como proceder".

Cabo Glauber coordenador do Policiamento Comunitário Escolar executa em diversas escolas das comunidades e bairros de Santarém, palestras com temas voltados a importância do cuidado e acompanhamento aos filhos e a prevenção às drogas. "Muito importante estarmos juntos nessa viagem principalmente a rede completa nessa ação. Desejamos que essa parceria continue devido à necessidade do esclarecimento aos pais e alunos sobre a rede de Segurança Pública e Assistência Social".

"Estamos em plena campanha de enfrentamento ao Trabalho Infantil, irmos com a rede foi fundamental. Alcançamos mais de 400 pessoas que irão disseminar as informações para os demais moradores", observou a assistente social do (Aepeti) Ágatha Flexa.

"A Prefeitura, nós da Assistência Social fomos com dois equipamentos que trabalham com orientações e atendem as violações dos direitos de crianças e adolescentes. Reconhecemos ser de fundamental importância levar esclarecimentos a comunidade e prepará-las para proteger as crianças e adolescentes de qualquer violação de direitos", pontuou a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.