1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Diagnóstico da arborização de Santarém identifica 2.681 árvores
Diagnóstico da arborização de Santarém identifica 2.681 árvores Autor: Desconhecido

Diagnóstico da arborização de Santarém identifica 2.681 árvores

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
"Inventário apresentado pelo Projeto Floresta Urbana registrou 94 espécies ao longo do passeio públi...

"Inventário apresentado pelo Projeto Floresta Urbana registrou 94 espécies ao longo do passeio público"

Equipe em etapa de identificação de árvores matrizes que embasaram estudos do diagnósticoEm diagnóstico das espécies árboreas existentes em 10 bairros de Santarém, foram identificados 2.681 indivíduos de 94 tipos como mostrou apresentação do I Workshop do Projeto Floresta realizado nesta quarta-feira (30) no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam). Os resultados constituem a proposta do Projeto de Lei do Plano Municipal de Arborização de Santarém que deverá ser encaminhado para a Câmara de Vereadores.

Diagnóstico foi apresentado em I Workshop do Projeto Floresta na manhã desta quarta-feira (30)A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), Agricultura e Pesca (Semap), Infraestrutura (Seminfra) e Educação (Semed), em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor-Bio) e Centrais Elétricas do Estado do Pará (Celpa).

De acordo com os dados apresentados, entre 2017 e 2018, foi produzido um mapeamento que contempla os 10 bairros com considerável mobiliário urbano, conforme o gráfico a seguir:

Outro fator relevante é quanto as 10 espécies mais encontradas entre as áreas que contemplam o diagnóstico:

Segundo o idealizador do projeto, Prof. Msc. em Florestas Tropicais Everton Almeida, com as informações acabou-se criando um banco de cadastro de espécies com ferramentas para a gestão da arborização urbana. "Observamos muitos exemplares com as raízes estranguladas, de elevado porte e inapropriadas para determinados lugares. Por isso, a estratégia é que a partir de agora possamos produzir o Plano de Arborização de Santarém, que irá nortear todas as atividades posteriores que venham trabalhar com a arborização urbana, contribuindo para o Plano Diretor da Cidade de Santarém", informou Everton Almeida.Mapa da área inicial a ser contemplada com o Plano Municipal de Arborização

Para o coordenador do Projeto e engenheiro sanitarista e ambiental da Semap Flávio Nascimento, plantar uma árvore consiste na colocação de uma muda selecionada e adequada ao local definitivo para o seu cultivo.

"A implantação da arborização no município dependerá fundamentalmente de três fatores: A implantação de programas de educação ambiental, esclarecendo a sociedade acerca da importância da arborização; substituição gradativa das árvores que apresentem riscos como o conflito com energia elétrica, transtornos no trânsito, danos em veículos, muros, calçadas e edificações; e, por fim, a manutenção constante e ampliação das áreas verdes do município. Será apresentado anualmente um programa de plantios que deverá ser executado no próximo período chuvoso", informou Flávio Nascimento.

Saiba mais...

Na tarde desta quarta-feira (30), no auditório do Ciam, o I Workshop do Projeto Floresta Urbana discutirá a proposta do Projeto de Lei do Plano Municipal de Arborização de Santarém que deverá ser encaminhado para a Câmara de Vereadores.

Programação
30/01/2019 (Quarta-feira)
Local: Ciam
14h às 15h – Etapas da criação do Plano de Arborização de Belém e Implantação da Lei 8.909 de 2012 e do Decreto 75.278 de 2013. Apresentação: Ivan Aragão;
15h30 às 17h – Mesa redonda sobre a minuta do Plano de Arborização e Projeto de Lei de Arborização Urbana da cidade de Santarém. Apresentação: Suellen Santos;
17h – Encerramento.

31/01/2019 (Quinta-feira)
Local: Parque da Cidade
8h30 às 9h15 – Apresentação sobre a importância do Parque da Cidade para a arborização da cidade de Santarém. Apresentação: Flávio Nascimento;
9h15 às 9h45 – Apresentação do Projeto "Baderna". Apresentação: Prof. Raimundo José Ferreira;
9h45 às 11h30 – Visita ao Parque da Cidade, ao Viveiro e ao modelo pensado para plantio em via pública;
11h30 às 12h – Considerações finais

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.