Nesta terça-feira (17), se comemorou o Dia Nacional da Vacinação. A data foi criada pelo Ministério da Saúde e tem como finalidade ressaltar a importância da vacina para o controle de doenças e principalmente na prevenção de epidemias.
Vacinas são agentes imunizadores produzidos a partir de organismos causadores de doenças, tais como vírus e bactérias, que se encontram enfraquecidos ou mortos.
Em Santarém, esse trabalho de imunização é feito pela Prefeitura, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa), setor ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que visa imunizar desde a primeira infância até a fase adulta toda a população do município.
A Divisa recebe as doses, repassa para as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), que em seguida por meio da equipe de enfermagem fazem a aplicação das vacinas.
As duas primeiras doses aplicadas logo que nasce um bebê são a BCG e Hepatite B. Mas outras estão incluídas no calendário vacinal infantil, como por exemplo: Hepatite A, Rotavírus, Vip, Penta, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice viral, Tetra Viral, Febre Amarela, Tríplice, Difteria, Tétano e Pertussis.
Fazem parte também as imunobiológicas como a vacina oral contra Poliomielite, a famosa gotinha que agora é só para reforço em crianças de 15 meses e de 4 a 6 anos. Mas graças a essas duas gotinhas foi possível eliminar a poliomielite no Brasil.
De acordo com a coordenação epidemiológica da Divisa, a cobertura vacinal em Santarém é bem relevante. Ou seja, a Semsa investe no trabalho de prevenção e orientação para que os resultados sejam positivos.
No período de 11 a 22 de setembro, foi realizada em todo o Brasil a campanha de multivacinação, com o intuito de atualizar a carteira de crianças e adolescentes, que por algum motivo não estavam com esse esquema vacinal em dia, fazendo assim a prevenção de doenças graves no futuro.
É primordial a participação efetiva dos pais/responsáveis no que se refere a atualização da carteira de vacinação de seus filhos para que essa rede de imunização seja ampliada no Sistema Único de Saude (SUS).
As UBS´s do município estão preparadas e com profissionais capacitados para melhor atender nossos usuários.