4. Dia do Trabalhador Rural: Em Santarém, classe é valorizada com incentivo e investimentos a produção
Dia do Trabalhador Rural: Em Santarém, classe é valorizada com incentivo e investimentos a produção Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autor: Luan Rodrigues

Assistência técnica, mecanização agrícola e infraestrutura no campo são pontos investidos pela Prefeitura

Hoje, 25 de maio, comemora-se o Dia do Trabalhador Rural, uma data de orgulho para aqueles que se dedicam ao campo, seja na produção de alimentos, no cuidado de animais, no turismo rural ou na conservação ambiental. Neste dia, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e a Coordenadoria Municipal de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof) parabeniza a categoria e reforça o compromisso com investimentos buscando fomentar a produção e renda dos trabalhadores rurais.

Em Santarém, desde o ano de 2017, a atual administração vem investindo em políticas públicas que beneficiem diretamente os pequenos produtores rurais. Um desses investimentos fortalecidos é a Patrulha Agrícola, que possibilita a realização de atividades como preparo de solo para o plantio e distribuição de calcário. O município passou a auxiliar o trabalhador rural com assistência técnica e mecanização da área plantada.

Legenda da foto 2: Produtores rurais são a base da economia santarena

Em razão disso, a produção familiar de Santarém ganhou uma aliada fundamental para o aumento da produção: a mecanização agrícola. Um dado relevante e importante de se destacar é que nos últimos quatros anos, cerca de 190 hectares de áreas foram preparadas pelo Ciprof beneficiando 112 produtores rurais nas seguintes regiões: Arapixuna, Lago Grande, Curuá-Uma Ituqui e Eixo Forte.

De acordo com a coordenadora do Ciprof, Sílvia Rebelo, o município tem se empenhado em apoiar o trabalhador rural, principalmente oferecendo assistência técnica de forma participativa. "A diversificação da agricultura, que é uma realidade no município, tem gerado uma grande demanda de atividades voltadas à assistência técnica. Um exemplo é o uso da patrulha mecanizada para realização de melhorias nas propriedades rurais."

Outra política pública que foi fortalecida e valorizada é o apoio às manifestações culturais. Ao longo desse período, a Prefeitura vem apoiando vários festivais que são realizados nas comunidades da zona rural. Os festivais contribuem para o desenvolvimento do turismo de base comunitária e, também geram renda para os comunitários.

Segundo o Secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, os festivais agitam as comunidades e atraem visitantes da área urbana do município, além de cidades vizinhas e de outros estados.  "Enquanto município temos buscado apoiar o trabalhador rural por meio de vários programas. O apoio aos festivais é importante, pois gera emprego e renda para vários produtores", relatou o gestor.

Outra conquista importante, e que está diretamente ligada ao setor, é o registro recentemente da primeira agroindústria de polpas de frutas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que é o órgão responsável pela inspeção e fiscalização de estabelecimentos que processam alimentos de origem animal e vegetal dentro do município.

Com o apoio da Semap a empresa que pertence a Cooperativa Agroextrativista de Surucuá (Cooprasu) localizada na Reserva Extrativista Arapiuns, passou a produzir e comercializar em todo o município produtos oriundos da agricultura familiar.

Recuperação de ramais garante escoamento da produção agrícola

A Prefeitura reforça o compromisso de resolver os transtornos, que são inevitáveis principalmente no período do “Inverno Amazônico”, devido às fortes e frequentes chuvas que caem no município. Apesar das dificuldades, o governo tem avançado na recuperação e abertura de ramais que garantam qualidade de vida à população garantindo o escoamento da produção agrícola.

“Todas essas medidas integram um pacote de ações que beneficiam principalmente os trabalhadores rurais. Em 2020, cerca de 255 km de ramais foram recuperados nas regiões de Eixo Forte, Planalto BR -163, Corta Corda, Ituqui, Lago Grande e Curuá-Una. Já nos últimos quatros anos conseguimos recuperar mais de 1.635 Km. A recuperação dos ramais e ruas vem ao encontro da proposta da gestão municipal que é investir obras que trazem reflexos positivos não somente para a cidade, mas também para o interior", destacou o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

Amor pela profissão

Amor ao trabalho rural é a definição que produtores expressam nessa data. Histórias diversas como a de Elinete Cardoso, 41 anos, moradora da Comunidade São Francisco do Água Azul, distante 90 km do centro urbano de Santarém. No perfil de agricultura familiar, desde adolescente se dedica ao campo e atualmente, produz melancia e abacaxi que abastecem diariamente as feiras de Santarém.  Segundo ela, o apoio do município é fundamental para o aumento da produção com qualidade.

Legenda da foto 3: Elinete Cardoso dedica a vida à produção rural.

“A agricultura familiar está presente em nossa rotina. O apoio do poder público é essencial para que as nossas produções sejam excelentes. Através das técnicas aplicadas como, por exemplo, na conservação, preparo do solo e o plantio colaboram diretamente para a produtividade. Esse acompanhamento faz com que a nossa produção seja ótima. Nós produtores ficamos gratos pela parceria”, contou Elinete.

Legenda da foto 4: Abacaxi e melancia são os produtos plantados na propriedade de Elinete.

Origem da data

A comemoração do Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural foi instituída pela Lei nº 4.338, de 1 de junho de 1964.

No dia 25 de Maio de 1963, faleceu o deputado federal Fernando Ferrari (1921-1963), um dos políticos mais engajados na luta dos trabalhadores rurais por seus direitos e questões sociais. A morte de Fernando se transformou em uma data símbolo para os profissionais da categoria.