1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Dia do Patrimônio Histórico é festejado com programação especial no João Fona
Dia do Patrimônio Histórico é festejado com programação especial no João Fona Autor: Desconhecido

Dia do Patrimônio Histórico é festejado com programação especial no João Fona

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Exposição de maquetes revelou parte do nosso patrimônio histórico.O Centro Cultural João Fona (CCJF)...

Exposição de maquetes revelou parte do nosso patrimônio histórico.O Centro Cultural João Fona (CCJF) foi palco de uma programação especial nesta quinta-feira, 17, em razão da passagem do Dia Nacional Patrimônio Histórico. A Prefeitura Municipal de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), no apoio a Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Santarém (Comphac).

Pela manhã, foram atrações exposições de fotografia e maquetes de prédios históricos da área urbana, oficina de réplicas de cerâmica Tapajônica e Mostra Histórico Virtual (vídeo).

"Ficamos honrados de está no apoio dessa atividade, que fomenta o conhecimento e divulga a história da nossa cidade. Em especial, neste dia destinado ao Patrimônio Histórico e com inicio das atividades neste prédio público que muito representa a história patrimonial do nosso município, o Centro Cultural João Fona, completará 27 anos, no dia 27 agosto. A oficina de cerâmica Tapajônica iniciada hoje, o facilitador, o ceramista Jefferson Paiva, neto do saudoso ceramista Mestre Izauro. E na participação de artesãos de renome, como a Ana Leal a iniciantes, os acadêmicos do curso de arqueologia", explicou a Chefe da Seção de Atendimento ao Turista do Centro Cultural João Fona, Patrícia Chaves.

O facilitador, ceramista Jefferson Paiva, detalha as etapas da oficina. "Inicia-se com a limpeza da argila (barro), retiram-se as impurezas para que a textura fique homogênea, depois a modelagem das peças, até a queimação. É muito importante partilhar dessas técnicas para conservação dessa arte dos ancestrais indígenas Tapajó", disse o artista da arte da cerâmica.

A presidente do Comphac, Cecy Sussuarana, informou que na Sala de Exposições Temporárias foram organizadas as exposições de 15 fotografias, 08 maquetes de edificações históricas e 02 quadros: as imagens do Theatro Municipal de Victória e do Centro Cultural João Fona. "Nas fotos é possível ter mais informações sobre a história do prédio capturado na imagem, por meio da tecnologia, o Código QR, de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado, usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto", explicou.

Na programação, teve ainda a primeira etapa do projeto desenvolvido pelo Comphac, que trata de um passeio histórico virtual, elaborada pelo acadêmico de arquitetura e urbanismo, David Figueiredo.

O acadêmico santareno, de arquitetura e urbanismo, David Figueiredo fala sobre os detalhes sobre o vídeo de 3 minutos do Passeio Virtual. "Do inicio, ao produto final, primeiro realizamos o levantamento dos prédios, total de 24. O processo de medidas na orientação das conselheiras e como o programa informatizado de modelar prédios, e depois repassei a outro programa, que os deixou mais realístico. Os trechos incluídos ao passeio virtual foram escolhidos das vias Lameira Bittencourt, Adriano Pimentel e a Rua do Imperador. No uso dessa tecnologia é possível visualizar prédios históricos existentes e outros inexistentes. Um dos mais trabalhosos foi o prédio Solar do Barão, há muitos detalhes e grande estilo arquitetônico. E nos retratamos prédios que não existem mais nesse trabalho de vídeo", contou.

Oficinas ensinaram técnicas da cerâmica tapajoara.Durante o primeiro dia a visitação, os estudantes e turistas estiveram no prédio e pela primeira vez no Centro Cultural João Fona, vindo da capital paraense, o analista em finanças, Daniel dos Santos, incluiu o prédio público na rota. "A arquitetura do prédio já é uma obra de arte. A fachada é impressionante e história de Santarém muito presente na edificação, as cerâmicas produzidas pelos índios Tapajó, a galeria dos governantes, a sala da Justiça é linda. Esta me chamou a atenção pela conservação das características originais, nos remete ao passado. A Sala dialoga com você conta história, as pinturas da natureza, a imponência do quadro da Justiça. E valiosa a programação do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, parabéns a todos os envolvidos", disse Santos.

Ainda neste primeiro dia, ocorreram várias palestras. "Patrimônio Cultural do Norte do Brasil", da professora Luciana Carvalho, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa, no auditório do Campus Rondon. "Sobre História e Catálogo", proferida pela historiadora Teresinha Amorin na Escola Municipal Fernando Guilhon. Neste sábado (18), o Centro Cultural João Fona (CCJF) abre para as atividades, das 08h às 12 horas. E retorna com a programação na segunda-feira (20). As atividades prosseguem até o dia 31 de agosto.

Participaram pela manhã da atividade nas dependências do Centro Cultural João Fona (CCJF), os Conselheiros Municipais de Patrimônio Histórico e Artístico de Santarém: a presidente, Cecy Oneide Sussuarana, Andrea Ribeiro Campos de Souza, José Galdino e Vanessa Frazão Corrêa.

 

PROGRAMAÇÃO
17 a 24/08/2018
Oficina de Cerâmica
Ministrante: Jefferson Paiva
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Inscrição e local da oficina: Centro Cultural João Fona

17 a 31/082018
• Exposição de fotografias, pinturas e cerâmicas: Um olhar ao Patrimônio Histórico
Horário: 8h às 18h
Local: Centro Cultural João Fona

• Exposição "Cerâmica Tapajônica"
Horário: 8h às 17h
Local: Centro Cultural João Fona

18/08/18
• Visita ao Centro Cultural João Fona e exibição do "Passeio Histórico Virtual"
Horário: 08 às 12 horas

• Oficina de Maquete
Ministrante: Everaldo Carvalho
Horário: 8h30 às 12h
Local: Centro Cultural João Fona
Inscrições encerradas
Público-alvo: Todos

• Excursão "Patrimônio Histórico Arquitetônico e Geológico de Santarém"
Horário: 17h30
Local: em frente ao Theatro Victória
Público-alvo: Alunos da Escolha Municipal Fernando Guilhon

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.