4. Dia do desafio mobiliza mais de 11 mil santarenos
Dia do desafio mobiliza mais de 11 mil santarenos Autor: Desconhecido

Dia do desafio mobiliza mais de 11 mil santarenos

A quarta-feira (30) foi movimentada durante todo o dia. Isto porque os santarenos participaram do Dia do Desafio, evento realizado em todo o país para estimular a adoção de hábitos saudáveis como a prática diária de atividades físicas. Durante o dia 11.738 atendimentos foram obtidos em Santarém.

O evento organizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Coordenação de Educação Física Escolar e do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), ambos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Associação Internacional de Esporte para Todos (Tafisa), realizou ações esportivas de 8h às 21h em todas as escolas de Santarém das redes municipal, estadual e particular.

Confira parte dos atendimentos realizados nas escolas municipais:
1- Escola Haroldo Veloso. Atividades: zumba, funcional e ritmos. Número de pessoas: 426
2- Escola Maria Amália. Atividades: Ginástica/ Dança/ Futsal/ Atividades recreativas e funcionais. Número de pessoas: 365
3- Escola Maria de Lourdes. Atividades: Ginástica. Número de pessoas: 383
4- João Batista Mileo. Atividades: Alongamento/ aquecimento/ mini circuito/ queimada. Número de pessoas: 280
5- Escola Irma Leodgard. Atividades: Dança e Ginástica. Número de pessoas: 206
6- Escola Nazare Mussi. Atividades: Dança / Quadrilha e Mistura de Ritmos. Número de pessoas: 120
7- Escola São Francisco de Assis. Atividades: alongamentos, dança e futsal. Número de pessoas: 200
8- Escola Padre Felipe Bettendorff. Atividades: Alongamento /aquecimento/atividades recreativas e dança. Número de pessoas: 400
9- Escola Santo André. Atividade: Dança. Número de pessoas: 30

O Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) realizou diversas atividades nos bairros de Santarém, contabilizando mais de 3 mil atendimentos, entre os mais de 11 mil no total.

"O NEL participou em várias frentes de modalidades com o principal objetivo de tirar a população do sedentarismo. Creio que nosso objetivo foi alcançado, tivemos durante o dia, simultaneamente, vários eventos com esse foco na cidade. Acredito que o resultado alcançado foi muito positivo", afirmou o coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer, José Maria Lira.

Atividades de ginástica, dança, natação, hidroginástica, exercícios funcionais, futebol de campo, atividades de lazer, caminhada e corrida foram atividades realizadas pelo Núcleo de Esporte e Lazer.

O que é o dia do desafio:
O Dia do Desafio é uma campanha de incentivo a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. Acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio por meio de ações comunitárias desenvolvidas no mundo inteiro. Vence o desafio a cidade que conseguir mobilizar o maior número de pessoas, considerando o percentual de participantes em relação ao total de habitantes de cada um dos municípios brasileiros inscritos para participar da competição. A partir desse ano, as cidades competirão com as mesmas cidades por 3 edições, de 2018 a 2020.

O resultado do dia do desafio, com a cidade vencedora, deve ser divulgado em 5 de junho.