1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Dia D de vacinação contra o sarampo alcança significativo público em Santarém
Dia D de vacinação contra o sarampo alcança significativo público em Santarém Autor: Desconhecido

Dia D de vacinação contra o sarampo alcança significativo público em Santarém

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A meta é vacinar 56 mil jovens na faixa etária de 15 a 29 anos Dezenas de jovens procuraram os stand...

A meta é vacinar 56 mil jovens na faixa etária de 15 a 29 anos

Dezenas de jovens procuraram os stands montados na Praça da Matriz para a vacinação no Dia D da campanha de imunização contra o sarampo em Santarém, neste sábado (29). O resultado superou a expectativa da coordenação, sob a responsabilidade da Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Santarém em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa).

A abertura do Dia D da campanha ocorreu na Praça da Matriz, às 8h, com a participação do Zé Gotinha e carro som chamando a população na faixa etária de 15 a 29 anos para se vacinar. A equipe da Semsa fez a vacinação pela manhã, das 7h30 às 13h e das 16h às 18h30. Além do posto na Praça da Matriz, mais 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade estiveram funcionando neste sábado para vacinar o público alvo.

Além da vacina tetra viral, que imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola, no local também estavam sendo disponibilizadas vacinas contra HPV (papilomavírus), influenza (H1N1) e meningite.

De acordo com a coordenadora da equipe de enfrentamento do sarampo em Santarém, Edna Gadelha, a procura aos postos de vacinação neste sábado, foi muito boa. "Muitos jovens que nos procuraram para se vacinar, precisavam também de doses de outras vacinas. Vacinamos grávidas e crianças que não se imunizaram durante a campanha da gripe e tiveram a oportunidade de se vacinar no dia D do sarampo. Com isso, aproveitamos a ocasião para fazer a atualização da caderneta de vacina de várias pessoas", salientou.

A meta da campanha do sarampo é vacinar 56 mil jovens na faixa etária de 15 a 29 anos em Santarém. O objetivo é atualizar a situação vacinal da população alvo, considerando as baixas coberturas e a situação epidemiológica local.

Segundo a Divisa, até a última quarta-feira (26), dados apontavam que apenas 322 haviam se vacinado, um número considerado muito baixo pela coordenação da campanha. Os dados da imunização do Dia D da campanha só devem ser divulgados na segunda-feira (1/7).

A vacinação contra o sarampo será intensificada até o dia 12 de julho, data final da campanha em Santarém. A vacina já é rotina nas Unidades de Saúde do município, portanto após a campanha, ela vai continuar sendo disponibilizada à população.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.