4. Dez famílias são beneficiadas com tecnologias sociais de acesso à água em Costa do Aritapera
Dez famílias são beneficiadas com tecnologias sociais de acesso à água em Costa do Aritapera Autor: Desconhecido

Agencia Santarém

Ação é parceria da Prefeitura de Santarém, PSA e Sapopema Uma solenidade especial marcou a entrega de dez tecnologias sociais de acesso à água nesta quinta-feira (23), na comunidade Costa do Aritapera, região de várzea. Além dos sistemas domiciliares de captação e reserva de água, os moradores da localidade também receberam oficialmente a entrega de banheiros. A ação é fruto de uma parceria entre o governo municipal e o Projeto Saúde e Alegria (PSA), que coordenou a ação, e a Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (Sapopema), responsável pela execução dos serviços.

Secretário Bruno Costa e moradores que assinaram o termo de recebimento O secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa esteve na cerimônia representando o prefeito de Santarém Nélio Aguiar. Na oportunidade destacou que esse tipo de parceria fortalece as políticas públicas com o compromisso de levar água de qualidade para as comunidades. "Sabemos que a falta de água potável é ainda um grande desafio em algumas localidades. Portanto, nos sentimos muito felizes e realizados com essas parcerias que enquanto município temos firmado junto as ONGs, empresas privadas e públicas no intuito de promover o bem-estar social", disse Costa.

Leia também:

Moradores da comunidade assinaram o termo de recebimentoNa cerimônia de entrega os beneficiados assinaram o termo de recebimento e assumiram o compromisso de cuidar dos sistemas a partir das técnicas recebidas durante as oficinas para realizar a manutenção das tecnologias. As famílias selecionadas pelo programa participaram de etapas de mobilização, seleção, cadastramento, capacitação sobre o uso adequado da tecnologia e sobre a gestão da água armazenada e construção dos componentes físicos associados à tecnologia.

Para o coordenador do Programa de Saneamento Comunitário do Projeto Saúde e Alegria, Carlos Dombroski, as unidades entregues aos moradores são a prova de que o trabalho com parcerias é importante para o bem dos ribeirinhos. "São muitos os avanços que temos conseguido por meio de programas e parcerias, levando assim dignidade aos moradores. São parcerias que somam esforços para melhorar a qualidade de vida das famílias nas comunidades", ressaltou.Parceria fortalece as políticas públicas com o compromisso de levar água de qualidade para as comunidades

Uma das beneficiadas foi a moradora Sebastiana Moraes de 44 anos. Ela conta que as dificuldades para se obter água de qualidade na comunidade eram grandes, principalmente no verão. "Estou muito feliz com esse projeto. Antes utilizávamos a barrenta água do Rio Amazonas para o consumo e realização dos afazeres domésticos, caminhávamos longas distâncias para conseguir o líquido no período da estiagem", contou.

O Programa Cisterna

Representantes das insituições envolvidas na parceria durante solenidade de entregaEm maio de 2018 foi feita a assinatura do programa que faz parte da chamada pública do governo federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social do Programa Nacional 'Cisterna' de apoio a capacitação de água da chuva e outras tecnologias sociais de aceso à água.

O objetivo do Cisterna é realizar ações de captação de água e promover saneamento, uma vez que os moradores dessas áreas contempladas, não tem nenhum sistema de abastecimento. Em Santarém, o programa é coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria e executado pela Sapopema em parceria com a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e Colônia de Pescadores Z-20.

Além do Secretário da Semap Bruno Costa, estiverem presentes na cerimônia o coordenador de Saneamento Básico do PSA Carlos Dombrosqui, coordenador da Sapopema Antônio Bentes, além do representante da Secretaria Municipal de Saúde Alexandre Ribas e lideranças comunitárias.