Plano destaca as medidas a serem adotadas em caso de sinistros. Foto: Breno Santana.A Prefeitura de Santarém, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), órgão vinculado à Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof) apresentou nesta terça-feira (7), o Plano de Contingência do município. O encontro ocorreu no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), com a presença dos representantes das secretarias de governo: Seminfra, Semma, Semsa, Semtras, Semdec, Semtur, Semgof e dos demais parceiros, como o Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Marinha do Brasil, Oitavo Batalhão de Engenharia e Construção (8º BEC), Infraero, Defesa Civil Estadual do Pará, Hospital Regional do Baixo Amazonas, Docas do Pará, Câmara de Vereadores, Radioamador do Tapajós e outras instituições.
Rui Santos. Foto: Breno Santana. Durante o encontro, o agente de Defesa Civil, Rui Santos, apresentou o Plano de Prevenção e destacou as diretrizes para ações de resposta nos casos de desastres envolvendo deslizamentos, inundações, enchentes, enxurradas, estiagem, rompimento de barragem e acidentes eventuais: aéreos, náuticos e desmoronamentos.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil de Santarém, Darlison Maia, o plano é importante e preventivo, para que o município esteja preparado e pronto para agir em casos de desastres. “Essa reunião é importante para unir forças com os órgãos e as instituições parceiras da Defesa Civil, e assim fortalecer as ações do Plano de Contingência do Município de Santarém. Nossa equipe está fazendo o monitoramento nos bairros que estão em áreas de riscos, a fim de orientar os moradores de como se proteger de possíveis desastres”, explicou o coordenador.Coordenador Darlison Maia explica o trabalho preventivo do plano. Foto: Breno Santana.
O secretário de Infraestrutura, Daniel Simões, ressaltou o trabalho que vem sendo feito pela gestão municipal para evitar transtornos com as enxurradas. “É um trabalho de médio a longo prazo. Os projetos novos que estão sendo licitados já estão contemplados com o sistema de drenagem definitiva. Estamos trabalhando também com a recuperação de ruas, colocação de barreiras e limpezas das vias para evitar alagamentos”, informou o titular.