1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Dados sobre o turismo no Pará e em Santarém são apresentados em Seminário
Dados sobre o turismo no Pará e em Santarém são apresentados em Seminário Autor: Desconhecido

Dados sobre o turismo no Pará e em Santarém são apresentados em Seminário

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Na tarde da última quarta (21), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turis...

Na tarde da última quarta (21), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA) e Secretaria de Estado do Turismo do Pará (Setur) realizaram o "Seminário para Apresentação dos Indicadores de Hotelaria e Economia do Turismo do Pará, Santarém". O Evento aconteceu no auditório do Sebrae e contou com a participação de empreendedores da cadeia produtiva de turismo, professores e alunos de instituições de formação técnica que oferecem cursos na área de turismo em Santarém.

Na mesa de abertura a senhora Rosemary Fonseca, da Secretaria de Turismo, que no evento representou o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, falou sobre  as perspectivas no avanço da infraestrutura turística, que contribuirão para a melhoria dos índices econômicos e sociais. "Santarém tem projetos grandiosos, que são investimentos que possibilitarão uma efetiva infraestrutura turística para a nossa cidade, a exemplo do Terminal Fluvial de Passageiros, a construção da última etapa da Orla, que inicia na Augusto Monte Negro até o Bosque Vera Paz, que tem uma previsão de construção de seis píeres ao longo da Orla, a urbanização da Praia do Maracanã e da Orla da Vila Arigó, a estrada que liga a área urbana de Santarém a Alter do chão, que está recebendo obras de acostamento, dentro outras. Todos esses projetos são motivados pelo desenvolvimento do turismo em nossa cidade", enfatizou.

Admilson Alcântara, da Coordenadoria de Estudos e Pesquisa, da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) falou sobre a relevância das pesquisas para a geração de dados para uma boa gestão, estruturação e promoção dos destino e ressaltou, que os dados que vem sendo gerados foram determinante para que Santarém fosse incluído no mapa turístico nacional em 2017. "O município de Santarém tem uma importância muito grande na construção do turismo como negócio, na inserção da geração de renda e emprego, que são fatores importantes do turismo. O município está entre os 129 municípios indutores do turismo no Pará, e em 2017 foi incluído no Mapa do turismo brasileiro, e isso se deve às constantes pesquisas que geram dados para a constante a melhoria dos indicadores para o desenvolvimento da atividade". Admilson, falou ainda que há poucos turismólogos trabalhando na área da qualificação dos dados, e é um campo que precisa ser mais explorado e isso pode ser uma grande oportunidade para os estudantes de cursos ligados ao turismo que pretendem atuar na área".

O Secretário de Turismo de Santarém, Diego Pinho, destacou que os dados coletados através do Observatório de Turismo da Semtur, ajudam a direcionar ações para o desenvolvimento da atividade no município. "É a partir das informações, dos dados de indicadores econômicos, que conseguiremos desenvolver e fortalecer o turismo de nossa cidade e região de modo geral, por isso é vital o trabalho de coleta de dados e sua apresentação para a implantação de ações e na construção de políticas públicas, e esses dados fazem todo o direcionamento para um trabalho de parceria do governo com todos os agentes da cadeia turística, para a criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento turístico de nossa cidade".

Após a abertura foram apresentados dados como o número de turistas, gastos presumido, geração de emprego/renda em 2016-2017 e as metas para 2018 do fluxo de turistas no Pará, evolução do PIB, evolução da taxa básica de juros (Selic), inflação do ano, dentre outros, pelo técnico do Dieese/PA, Roberto Sena, e da Setur, Admilson Alcântara.

Os dados também foram qualificados com base nos dados do Word Tourism Organization, Ministério do Turismo, Ministério do Trabalho e Emprego, Fundação Getúlio Vargas, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), IBGE, INFRAERO e SINART".

Em 2017 aconteceu a retomada da Romaria Fluvial de Nossa Senhora da Conceição, que não era realizada há 20 anos, que por meio dos dados de 2016, apontou que a volta do evento potencializaria o "Turismo Regilioso" na região. A pesquisa da demanda e oferta turística do Círio da Padroeira dos Santarenos foi outra ferramenta efetivada em 2017, para aquisição de novos dados sobre o turismo neste período.

Os arquivos com os dados dos indicadores econômicos do turismo no Pará e em Santarém podem ser adquiridos na Secretaria Municipal de Turismo, na Avenida Curuá-Una, 42, quase canto com a Mendonça, pelo email: ascomsemturpms@gmail.com ou nos links:  dados econômicos do Pará e Santarém 1 /// dados econômicos do Pará e Santarém 2    

 

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.