Consolidar o posicionamento de um destino turístico perpassa pela percepção das pessoas quanto a qualidade na prestação de serviços em um determinado mercado, principalmente no que se refere a forma de fazer um atendimento com excelência. Com um trabalho embasado nas premissas dos estudos do Plano Encontro, que orienta a execução de programas e projetos de promoção e comunicação para a evolução do Trade Turístico, é que a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) iniciou na manhã desta terça-feira (21) o Curso de "Recepcionista em Meios de Hospedagem", no auditório do Sebrae, que visa avançar na qualificação dos profissionais que atuam na recepção da rede hoteleira de Santarém, bem como ampliar a demanda de novos profissionais nesta atividade crescente na região.
A gerente do Hotel Prático, Ciane da Silva, aproveitou o curso para somar conhecimentosA aula prática do curso acontecerá no Hotel Prático, na Avenida Marechal Rondon, esquina Magalhães Barata, às 9h, nesta quarta-feira (22), com a participação de 28 cursistas de "Recepcionistas em Meios de Hospedagem".
Para a gerente do Hotel Prático, Ciane Nelci Mota da Silva, o curso é uma oportunidade de adquirir mais conhecimento no ramo. "Eu vim buscar conhecimento e trouxe comigo meus colaboradores para que possamos melhorar ainda mais nossos serviços. O Hotel tem um ano de atividade e sempre buscamos prestar serviços de excelência. Para chegar a essa excelência precisamos sempre nos qualificar e participar de um curso como esse que nos leva nesta direção", afirmou.
Eliane Coelho foi em busca de técnicas para serem aplicadas no Hotel Mirante em Alter do ChãoEliane Coelho Ferreira, recepcionista do Hotel Mirante da Ilha do Amor em Alter do Chão, ressalta a importância do curso em busca de técnicas para a satisfação dos turistas que procuram os serviços do hotel. "O curso é importante por conta da reciclagem de conhecimentos, mesmo porque a gente trabalha com a atividade turística e temos que nos aperfeiçoar, pois o primeiro atendimento de nossos clientes é na recepção. Nosso trabalho é fazer com que os turistas sintam-se como se estivessem em sua casa, por isso quanto mais qualificação melhor".
O facilitador do curso, Vitor Cordeiro, falou que a capacitação busca a interação do conhecimento tanto nos conteúdos teóricos, quanto na prática que será ministrada para o aprofundamento das temáticas abordadas. "Daremos as melhores condições para o aperfeiçoamento das técnicas, para um bom desenvolvimento das atribuições de um bom profissional em uma recepção, pois todos os conteúdos teóricos serão desenvolvidos em atividades práticas em um hotel da cidade", explicou.
"Quanto mais pudermos dar condições às pessoas que trabalham com turismo em Santarém, de melhorar suas técnicas, promover sua qualificação, faremos. Nós da Secretaria de Turismo iremos trabalhar incansavelmente para contribuir com a qualidade da prestação de serviços aos turistas que visitam a nossa cidade. O curso de Recepcionista em Meios de Hospedagem era um anseio não só das pessoas que trabalham na área, mas também para novos profissionais que pretendem ingressar no meio e este curso é uma grande oportunidade", foi o que enfatizou o Secretário de Turismo, Diego Pinho.