1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Curso de Panificação e Confeitaria profissionaliza usuários da Assistência Social
Curso de Panificação e Confeitaria profissionaliza usuários da Assistência Social Autor: Desconhecido

Curso de Panificação e Confeitaria profissionaliza usuários da Assistência Social

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Qualificação técnica garante aos usuários a oportunidade de lucro e renda Vinte usuários da Assistên...

Qualificação técnica garante aos usuários a oportunidade de lucro e renda Vinte usuários da Assistência Social que participaram do curso de Panificação e Confeitaria foram certificados nesta sexta-feira (3). A capacitação promovida pelo Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) do governo federal em parceria com a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o plano estadual de Qualificação Social e Profissional do Pará (PQS/PA) da Secretaria estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) foi marcada pelos sabores especiais da mesa farta composta com a arte gastronômica adquirida pelos participantes nos 41 dias de curso.

Usuários receberam aula teórica e prática Participaram da solenidade de certificação a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito; a coordenadora da Proteção Social Básica (PSB) Marlen Ribeiro; a coordenadora de Santarém do Programa Acessuas Trabalho Louise Aguiar; a ministrante do curso do Instituto Vitória Régia Heloisa Leila e a representante do Centro Regional de Governo Soliene Sousa.

A oportunidade da qualificação técnica irá inserir os alunos no mercado de trabalho e também reinserir. É o caso de Vander de Vasconcelos Marinho, 48, usuário acolhido pelo Centro Pop Dom Lino Vombommel – equipamento da Prefeitura de Santarém de referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua – após ter morado nas ruas em decorrência de problemas familiares.Vander Marinho recebeu certificação entregue pela secretária de Assistência Social Celsa Brito 

"Minha vida já está mudando. Aos poucos estou me reaproximando da minha família e fui muito incentivado a participar do curso pelo meu filho que tem uma panificadora e principalmente pela necessidade de entrar para o mundo do trabalho. Quero ir para frente, ser inserido novamente na sociedade. No futuro montar meu próprio negócio. Só agradeço ao governo municipal e estadual pela oportunidade", destacou Vander que foi o único homem a participar do curso e repassará os conhecimentos adquiridos aos demais usuários do Centro Pop em uma atividade que será realizada em 21 de maio, às 14h. 

Alegre e orgulhosa por ter aprimorado os conhecimentos na panificação e confeitaria, a usuária do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Ribeirinho, Michelle Picanço de Lima dos Santos, contou sobre a oportunidade em ter participado do curso. "Para mim foi valioso, pude aprimorar meus conhecimentos, foi significante. Estou preparada tanto para montar um negócio quanto para acrescer meu currículo. Parabenizo a organização do curso pelo responsável trabalho. Tivemos vale transporte, lanches, uniforme, todo material adequado para produção e higiene, toca, orientação adequada de manipulação e ganhamos também com as amizades", pontuou Michelle.

Leia também:

"Esse resultado é gratificante. Desejamos sorte e sucesso para esses participantes que já foram vitoriosos em aproveitar a chance da capacitação", destacou Soliene Sousa, coordenadora de Assistência Social do Centro Regional de Governo que representou o secretário regional de governo Henderson Pinto e o governo do estado, parceiro do curso.

A coordenadora do Acessuas Trabalho Louise Aguiar agradeceu a confiança de cada usuário no Programa e reforçou o real objetivo do Acessuas que é identificar as habilidades e proporcionar qualificação para o Mundo do trabalho. "Emocionante ver o resultado desses intensos dias de curso e ter certeza que um passo importe foi dado na vida dessas pessoas, pois não foi um ciclo que se encerrou e sim um novo caminho que se inicia."

"Já iniciamos o evento com o resultado de todo esse trabalho. Um dos nossos papéis na assistência social da Proteção Social Básica e Especial é proporcionar a valorização do trabalho e a autonomia dos nossos usuários para que possam sair da situação de vulnerabilidade social. Esse evento só reforça nossa vontade de cada vez mais dar oportunidade por meio de parcerias importantes", exclamou a titular da Semtras, Celsa Brito.

O curso iniciou no dia 18 de março no auditório do Restaurante Popular e foi realizado em 160 horas, de segunda a sexta-feira no horário das 14h às 18h e no sábado de 8h ás 12h. Teve duração de 41 dias e perpassou por módulos sociais, teóricos e práticos.
Os participantes foram identificados através dos serviços socioassistenciais da Semtras e posteriormente receberam atendimentos individualizados do Programa Acessuas Trabalho que visa mapear por meio de oficinas as habilidades dos usuários e fazer os devidos encaminhamentos.

Sobre o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho
O Acessuas Trabalho é um programa do governo federal implementado no governo municipal na gestão do prefeito Nélio Aguiar e que será desenvolvido até 2021. Desde a efetivação vem alcançando o propósito pelo qual foi criado. Promover o acesso a oportunidades no mundo do trabalho, através de ações integradas e articuladas voltadas para a garantia dos direitos sociais e cidadania para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.