Turma do curso de manipulação de alimentos Qualificar profissionais diferenciados no mercado turístico de um destino é fortalecer a atividade com condições favoráveis para a excelência na prestação de serviços, com vista a satisfação das necessidades dos visitantes e turistas. Com a crescente atividade gastronômica no município, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), finalizou o Curso de Manipulação de Alimentos com a entrega de certificados, no auditório do Restaurante Popular, na tarde desta terça-feira (11), para 81 pessoas.
Na cerimônia de entrega dos certificados, a nutricionista e instrutora do curso, Glicilene Evaristo da Sillva, falou que os concluintes estão capacitados para o mercado de trabalho. "Agradeço pela oportunidade e quero dizer que todos aqui estão preparados para executar suas funções, aplicar as técnicas que foram bem apresentadas e tem todas as condições para serem excelentes profissionais para contribuir no desenvolvimento da nossa cultura gastronômica", destacou.
Concluinte Marcelo Dunnar com a instrutora do curso Glicilene Evaristo e presidente do Sinechopa Ana SilvaO cursista Marcelo Dunnar, que está com um trabalho no ramo do Delivery, falou que todo o conteúdo o ajudará a desenvolver com qualidade seu trabalho. "Foi muito bom o curso. Teve teoria e prática, que irão contribuir muito para o meu trabalho. Trabalho na área de alimentação e agora estou abrindo meu próprio negócio na área de delivery. Com o curso, minhas expectativas em relação a esse meu trabalho, aumentaram consideravelmente", endossou.
Para a presidente do Sinechopa, Ana Silva Sousa, o conhecimento adquirido é que fará a diferença, pois gera vários benefícios para a vida profissional e pessoal concluinte. "Não é só o Prefeito, nem só o Secretário, todos nós temos que lutar por uma Santarém melhor e é isso que estamos fazendo aqui. Viemos em busca de conhecimentos para fazer a diferença em nosso trabalho. Estou muito feliz em formar mais uma turma, que é bom para as empresas, para o sindicato, mas sobretudo para as pessoas, pois o curso sempre gera muitos benefícios para os concluintes', explicou.
"Sabemos que o mercado de Delivery tem crescido muito aqui em Santarém e aqui no curso, tivemos muitas pessoas que ingressaram para dar mais qualidade neste trabalho. A nossa gastronomia está em evidência, a exemplo do "Cozinha Tapajós" que foi realizado no último final de semana e isso demonstra um grande interesse na nossa culinária e precisamos está preparados para atender essa demanda que é crescente. O curso de Manipulação de Alimentos é um dos itens para a melhoria da prestação de serviços turísticos, no âmbito da qualidade alimentar, e isso é primordial para a garantia do bem-estar dos visitantes e turistas" disse o secretário de Turismo, Diego Pinho, ao falar da importância da qualificação para uma boa prestação de serviços.Secretário Diego Pinho, Sidelma Andrade e prefeito Nélio Aguiar
É a primeira vez que Sidelma de Lima Andrade, que trabalha a 4 anos no ramo, faz o curso e está bastante motivada com os novos conhecimentos. "O conteúdo do curso é muito importante é a primeira vez que fiz um curso como esse e vai contribuir ainda mais, para melhorar a cada dia meu trabalho. O que mais gostei foi como fazer as limpeza dos alimentos".
O Prefeito Nélio Aguiar comentou sobre casos de sucessos de empreendedores no ramo da gastronomia no município e da importância da busca de conhecimentos para as oportunidades no mercado de trabalho. "Temos muitos casos de sucessos de pessoas que tentaram vários meios para ganhar o seu sustento, mas que encontraram na gastronomia o seu diferencial no mercado de trabalho, dentre eles o premiado Chef Saulo Jennings, da "Casa do Saulo", que é um grande empreendedor em nosso município, que realizamos juntos o maior evento gastronômico da região o "Cozinha Tapajós". Saulo sempre busca se atualizar, hoje essa é uma exigência de qualquer mercado e que possamos seguir esse e outros exemplos, e tenham a certeza de que as oportunidades aparecem e precisamos estar preparados para elas, por isso estamos sempre possibilitando cursos para as pessoas se aperfeiçoarem", finalizou.
O Curso aconteceu em parceria com o Restaurante Popular e Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares do Oeste do Pará (Sinechopa).