Capacitar o produtor rural e o trabalhador que atua no campo na manutenção de tratores agrícolas de maneira correta e eficiente, esse é o foco do curso de Mecanização Agrícola, que começou no dia 7 de maio e termina nesta sexta-feira (11), na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Oeste do Pará na região da Rodovia Santarém Curuá-una.
A ação é resultante de uma parceria entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
A iniciativa beneficiou uma turma de 20 pessoas de ambos os sexos, formada por estudantes da Ufopa, técnicos da Semap, além de funcionários de fazendas situadas no entorno da base de ensino e pequenos agricultores rurais.
O curso contou com atividades teóricas e práticas que englobaram conceitos de manutenção, sistemas e operação do maquinário, segundo informou o instrutor do Senar, Izaías Júnior. "Iniciamos com a parte teórica e depois partimos para a gradear e nivelar o solo, preparando este para a cultura do capim. A partir das atividades realizadas aqui a turma está apta a trabalhar com a mecanização com implemento. Os participantes também aprenderam a tirar o trator de situações de imprevisto, uma vez que no campo a máquina pode passar por cima de tocso, galhos ou buracos. Sanamos dúvidas e o resultado que ficou é uma área pronta para o plantio. Cada aluno fez em média um hectare e a capacitação foi bastante positiva", disse.
Um dos participantes do curso foi o técnico do Núcleo de Incentivo à Produção Familiar (Niprof/Semap) Joebson Vasconcelos. Para ele o curso ofereceu um aprendizado que será utilizado na prática junto as atividades realizadas no campo pela pasta. "Foi muito gratificante principalmente a aula prática que envolveu a parte de implementos. Para mim foi muito satisfatório o conteúdo prático e teórico. Foi muito bom. Para nós que trabalhamos junto aos pequenos agricultores familiares esse curso de mecanização vai nos ajudar muito", afirmou.
Esse é o segundo curso realizado pela Prefeitura de Santarém, por intermédio da Semap em parceria com o Senar em localidades do interior de Santarém. No dia 25 de abril, comunitários e técnicos que atuam no Lago Grande do Curuai participaram de uma capacitação sobre olericultura.
"O Senar tem uma metodologia muito boa e cursos com qualidade. Nesse curso de mecanização alguns servidores da Semap estão sendo treinados, inclusive técnicos da região de rios. Essa capacitação vai agregar e muito nos trabalhos que estamos desenvolvendo. Recentemente ganhamos um trator para auxiliar nas atividades do Curuai e estar oferecendo esse aprendizado aos nossos profissionais nos deixa muito feliz", finalizou o titular da Semap, Bruno Costa.