4. CTA garante carnaval seguro aos foliões em Santarém com distribuição de 22 mil preservativos
CTA garante carnaval seguro aos foliões em Santarém com distribuição de 22 mil preservativos Autor: Desconhecido

O Circuito de Prevenção da Prefeitura de Santarém, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) foi um grande sucesso no carnaval 2019.

Com o tema "Vamos combinar, prevenir é viver o carnaval", o CTA atuou desde o dia 1º até 5 de março em Santarém e Alter do Chão, no fortalecimento de ações de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's). Foram dadas orientações aos brincantes, através da distribuição de material educativo, além de insumos de prevenção (camisinhas masculina e feminina), lubrificantes e oferta de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais B e C.

Dados
A coordenadora do CTA, Ana Lúcia Ferreira informou que durante o carnaval 2019 foram realizados 2.046 testes de HIV, sífilis e hepatites B e C. Destes, foram detectados 11 novos casos de sífilis, 1 caso de hepatite C e mais 1 caso de HIV.

Com esse novo caso de HIV, aumenta para 32 o número de portadores do vírus em Santarém, neste início de 2019 (de janeiro até 5 de março de 2019). "O CTA vem intensificando as ações de orientação e combate ao HIV em Santarém, por meio de ações efetivas de promoção, prevenção e proteção através das campanhas e atividades estratégicas e extramuros firmadas entre o serviço especializado e a atenção básica de saúde em nosso município", destaca Ana Lúcia.

Foram ainda distribuídos 22.600 preservativos masculinos e 600 femininos, além de 2.500 sachês de gel lubrificante. "Nossa intenção foi garantir a proteção dos brincantes, sempre fortalecendo a conscientização e as práticas seguras, diminuindo assim as infecções sexualmente transmissíveis, bem como a ocorrência de novos casos de HIV na cidade", afirma a coordenadora do CTA.

De acordo com ela, o CTA possui Profilaxia Pós Exposição (PEP), ou seja, se por acaso venha ocorrer sexo sem proteção, a pessoa pode procurar o CTA/SAE de Santarém ou ao Hospital Municipal no prazo de até 72 horas para realizar a PEP (Profilaxia Pós Exposição), com objetivo de redução de danos.

A PEP é uma ação de prevenção da doença disponibilizada desde 2012 pelo Ministério da Saúde. A terapia está disponível em 109 serviços de 90 municípios em 22 Estados e no Distrito Federal. Santarém é um desses municípios. Desde a implantação da prevenção, cerca de oito mil pessoas já fizeram uso da prevenção ao menos uma vez. Atualmente, mais de seis mil pessoas fazem uso da PEP.

Em Santarém, 215 pessoas já fizeram o uso da PEP, sendo 162 homens e 53 mulheres.