4. CTA desenvolve circuito de prevenção com distribuição de 20 mil preservativos no Santarém Folia 2019
CTA desenvolve circuito de prevenção com distribuição de 20 mil preservativos no Santarém Folia 2019 Autor: Desconhecido

Agencia Santarém

Com o tema "Vamos combinar, prevenir é viver o carnaval", a Prefeitura de Santarém, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia neste dia 1º de março a programação do carnaval 2019.

Com o seu tradicional "Circuito de Prevenção", estará com programação que acontece do dia 1º a 5 de Março, realizando cobertura do Carnaval de Santarém e Ater do Chão, fortalecendo as orientações, fazendo a distribuição de insumos de prevenção (camisinhas masculina e feminina), lubrificante, material educativo, além de ofertas de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais B e C.

Dados
No ano de 2018, o CTA registrou 235 novos casos de HIV, 117 casos de hepatites B e C nos 23 municípios do Oeste do Pará atendidos no serviço de referência especializada. Deste total, 156 casos são de Santarém.

De acordo com o CTA, de janeiro a fevereiro de 2019, o município de Santarém já registrou 31 casos de HIV. Fazendo um comparativo ao mesmo período do ano passado, em que foram registrados 38 casos da doença (janeiro e fevereiro de 2018), observar-se uma diminuição de números de 18,4%. Isso é reflexo de ações efetivas de promoção, prevenção e proteção através das campanhas lançadas no município e atividades estratégicas e extramuros firmadas entre o serviço especializado e a atenção básica.