1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. CTA desenvolve circuito de prevenção com distribuição de 20 mil preservativos no Santarém Folia 2019
CTA desenvolve circuito de prevenção com distribuição de 20 mil preservativos no Santarém Folia 2019 Autor: Desconhecido

CTA desenvolve circuito de prevenção com distribuição de 20 mil preservativos no Santarém Folia 2019

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Com o tema "Vamos combinar, prevenir é viver o carnaval", a Prefeitura de Santarém, por meio do Cent...

Com o tema "Vamos combinar, prevenir é viver o carnaval", a Prefeitura de Santarém, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia neste dia 1º de março a programação do carnaval 2019.

Com o seu tradicional "Circuito de Prevenção", estará com programação que acontece do dia 1º a 5 de Março, realizando cobertura do Carnaval de Santarém e Ater do Chão, fortalecendo as orientações, fazendo a distribuição de insumos de prevenção (camisinhas masculina e feminina), lubrificante, material educativo, além de ofertas de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais B e C.

Dados
No ano de 2018, o CTA registrou 235 novos casos de HIV, 117 casos de hepatites B e C nos 23 municípios do Oeste do Pará atendidos no serviço de referência especializada. Deste total, 156 casos são de Santarém.

De acordo com o CTA, de janeiro a fevereiro de 2019, o município de Santarém já registrou 31 casos de HIV. Fazendo um comparativo ao mesmo período do ano passado, em que foram registrados 38 casos da doença (janeiro e fevereiro de 2018), observar-se uma diminuição de números de 18,4%. Isso é reflexo de ações efetivas de promoção, prevenção e proteção através das campanhas lançadas no município e atividades estratégicas e extramuros firmadas entre o serviço especializado e a atenção básica.

Leia Também:

"Vamos distribuir mais de 20 mil preservativos durante o carnaval, tudo para garantir a proteção dos brincantes, sempre fortalecendo a conscientização e suas práticas seguras, diminuindo assim as infecções sexualmente transmissíveis, bem como a ocorrência de novos casos de HIV na cidade", afirma a coordenadora do CTA em Santarém, Ana Lúcia Ferreira.

Ana Lúcia lembrou que as atividades do CTA iniciaram ainda em fevereiro, com as ações pré-carnaval do CTA através de visitas às empresas, universidades e praças. "Continuaremos nosso circuito de Prevenção agora em março até o último dia de folia afinal proteger, promover, prevenir, diagnosticar e tratar é a solução. Vamos combinar? Prevenir e viver o carnaval", reforçou.

A coordenadora explica que o CTA possui profilaxia pós exposição. "Se por acaso venha ocorrer sexo sem proteção, procure o CTA/SAE de Santarém ou ao Hospital Municipal no prazo de até 72 horas para realizar a PEP (Profilaxia Pós Exposição), com objetivo de redução de danos", informa.

Como ação de prevenção da doença, o Ministério da Saúde oferta, desde 2018, a PEP. A terapia está disponível em 109 serviços de 90 municípios em 22 estados e no Distrito Federal e Santarém está entre eles. Desde a implantação da prevenção, cerca de oito mil pessoas já fizeram uso da prevenção ao menos uma vez. Atualmente, mais de seis mil pessoas fazem uso da PEP.

PROGRAMAÇÃO DO CTA/SAE DE SANTARÉM, neste CARNAVAL 2019:

Data: 1 de março
Local: Praça do Pescador (orla da cidade)
Horário: 16h às 21h

Data: 2 de março
Local: Praça de Eventos (Anísio Chaves)
Horário: 18h às 22h

Data: 3 de março
Local: Alter do Chão (Praça 7 de Setembro e Praça do Çairé)
Horário: 15h às 21h

Data: 4 de março
Local: Alter do Chão (Praça 7 de Setembro e Praça do Çairé)
Horário: 15h às 21h

Data: 5 de março
Local: Praça de Eventos (Anísio Chaves)
Horário: 18h às 22h

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.