Com o tema "Vamos combinar, prevenir é viver o carnaval", a Prefeitura de Santarém, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia neste dia 1º de março a programação do carnaval 2019.
Com o seu tradicional "Circuito de Prevenção", estará com programação que acontece do dia 1º a 5 de Março, realizando cobertura do Carnaval de Santarém e Ater do Chão, fortalecendo as orientações, fazendo a distribuição de insumos de prevenção (camisinhas masculina e feminina), lubrificante, material educativo, além de ofertas de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais B e C.
Dados
No ano de 2018, o CTA registrou 235 novos casos de HIV, 117 casos de hepatites B e C nos 23 municípios do Oeste do Pará atendidos no serviço de referência especializada. Deste total, 156 casos são de Santarém.
De acordo com o CTA, de janeiro a fevereiro de 2019, o município de Santarém já registrou 31 casos de HIV. Fazendo um comparativo ao mesmo período do ano passado, em que foram registrados 38 casos da doença (janeiro e fevereiro de 2018), observar-se uma diminuição de números de 18,4%. Isso é reflexo de ações efetivas de promoção, prevenção e proteção através das campanhas lançadas no município e atividades estratégicas e extramuros firmadas entre o serviço especializado e a atenção básica.
Leia Também:
"Vamos distribuir mais de 20 mil preservativos durante o carnaval, tudo para garantir a proteção dos brincantes, sempre fortalecendo a conscientização e suas práticas seguras, diminuindo assim as infecções sexualmente transmissíveis, bem como a ocorrência de novos casos de HIV na cidade", afirma a coordenadora do CTA em Santarém, Ana Lúcia Ferreira.
Ana Lúcia lembrou que as atividades do CTA iniciaram ainda em fevereiro, com as ações pré-carnaval do CTA através de visitas às empresas, universidades e praças. "Continuaremos nosso circuito de Prevenção agora em março até o último dia de folia afinal proteger, promover, prevenir, diagnosticar e tratar é a solução. Vamos combinar? Prevenir e viver o carnaval", reforçou.
A coordenadora explica que o CTA possui profilaxia pós exposição. "Se por acaso venha ocorrer sexo sem proteção, procure o CTA/SAE de Santarém ou ao Hospital Municipal no prazo de até 72 horas para realizar a PEP (Profilaxia Pós Exposição), com objetivo de redução de danos", informa.
Como ação de prevenção da doença, o Ministério da Saúde oferta, desde 2018, a PEP. A terapia está disponível em 109 serviços de 90 municípios em 22 estados e no Distrito Federal e Santarém está entre eles. Desde a implantação da prevenção, cerca de oito mil pessoas já fizeram uso da prevenção ao menos uma vez. Atualmente, mais de seis mil pessoas fazem uso da PEP.
PROGRAMAÇÃO DO CTA/SAE DE SANTARÉM, neste CARNAVAL 2019:
Data: 1 de março
Local: Praça do Pescador (orla da cidade)
Horário: 16h às 21h
Data: 2 de março
Local: Praça de Eventos (Anísio Chaves)
Horário: 18h às 22h
Data: 3 de março
Local: Alter do Chão (Praça 7 de Setembro e Praça do Çairé)
Horário: 15h às 21h
Data: 4 de março
Local: Alter do Chão (Praça 7 de Setembro e Praça do Çairé)
Horário: 15h às 21h
Data: 5 de março
Local: Praça de Eventos (Anísio Chaves)
Horário: 18h às 22h