A edição do Campeonato de Futebol do Planalto BR-163 que teve início em 25 de maio deste ano teve as finais realizadas no domingo (29) e reuniu mais de 1.200 atletas da região do planalto e aproximadamente três mil torcedores de diversas comunidades que prestigiaram os dois jogos realizados no campo do São Francisco, na comunidade do Cedro. Trinta e seis equipes participaram.
Pelo módulo A, no tempo regulamentar, o Cruzeiro, da comunidade de Cruzeiro, empatou em 1 a 1 com o Cipoal, e nas penalidades o Cruzeiro venceu o Cipoal por 5 a 4, enquanto que o São Francisco, do Cedro, empatou sem gols com o Fluminense pelo módulo B e nas penalidades, o São Francisco venceu por 4 a 3.
Os campeões e vices de cada chave receberam troféus, além da premiação em dinheiro.
Os dois maiores Artilheiros do Campeonato também foram premiados com troféus. Os artilheiros do módulo A foi Marcos Vinícius (Pituita) e pelo módulo B foi Jairo Sousa.
O coordenador do Departamento Autônomo de Futebol Amador de Santarém (Dafas), professor José Mário, comentou que se trata de um dos maiores campeonatos amadores do município, com número expressivo de atletas e o envolvimento de 18 comunidades da região do planalto. Segundo ele, o campeonato ainda conta com a participação, em média, de 500 pessoas que prestigiam os jogos, além de diversos segmentos públicos e da iniciativa privada.
O certame foi realizado pelas comunidades do planalto, coordenado pelo Departamento Autônomo de Futebol Amador de Santarém (Dafas), tendo apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).