“Teve palestra, cine ambiental, jogos e brincadeiras, além do plantio de mudas pela equipe de educação ambiental do Ciam”
Ações fazem parte do Projeto Sala Verde. Foto: Júlio César Antunes.Estudantes da Escola Municipal Cícero Mendes, Km 83 da Rodovia Santarém Curuá-Una, na comunidade de Corta Corda, tiveram um dia de experiências ambientais. A mobilização foi promovida ao longa desta quarta-feira (30) pelo “Projeto Sala Verde” da Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)/Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam) e Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap)/Parque da Cidade com participação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Instituto Ágata.
Escola ganhou mais árvores. Foto: Júlio César Antunes.A Escola ganhou 10 árvores. Foi uma atividade de plantio de mudas que envolveu pais, alunos, educadores e técnicos ambientais da Semma e Semap.
“Plantamos uma árvore. Foi muito legal e sabemos que ela vai dar frutos e melhorar a temperatura da escola”, disse a aluna Marly Cunha, do 5º anos, de 11 anos de idade.
“Ela vai dar sombra. A Escola vai ficar mais bonita e vamos cuidar dela”, contou a estudante Carla Batista, do 4º ano, de 11 anos.
Leia também:
“Trouxemos a trilha ecológica, o cine ambiental com uma mensagem educativa da Turma da Mônica. É uma forma de trabalhar a criatividade e compartilhar esses conhecimentos sobre o meio ambiente”, informou a educadora ambiental Josilene Leão.″A Escola vai ficar mais bonita e vamos cuidar dela″, contou a estudante Carla Batista. Foto: Júlio César Antunes.
Além do plantio de mudas, a iniciativa teve a palestra que abordou os cuidados que devemos ter com os rios e os animais que vivem na água.
Cine Ambiental exibiu o vídeo da Turma da Mônica. Foto: Júlio César Antunes.“Proporcionamos junto à comunidade esse momento em que as crianças, de forma lúdica, aprendem como preservar o meio ambiente”, orientou o educador ambiental João Corrêa.
A estudante Luciana Andrade, 14 anos de idade, do 9º ano, relatou que os assuntos são tratados comumente nas disciplinas de História e Geografia. Ela explicou que a palestra veio reforçar os saberes: “Aqui na Escola esse assunto é sempre bem falado. Às vezes, as pessoas não tem essa consciência, não cuidam do seu lixo. Se essas pessoas preservassem mais, nem eles sofreriam”. Palestra chamou atenção para cuidados com as águas. Foto: Júlio César Antunes.
Nesta quinta-feira (31), a equipe de educação ambiental estará na programação de 100 anos da Escola São José, planalto santareno, realizando o plantio de mudas na área da instituição de ensino.Estudantes ganharam brindes ao final da ação. Foto: Júlio César Antunes.