Uma ação social realizou o sonho de conhecer o zoológico de Santarém ZooUnama para dez crianças e adolescentes, acolhidos pela Casa de Acolhimento Reviver. A iniciativa é do Projeto Bem-Estar Subjetivo e fatores propiciadores de adaptação à instituição de acolhimento em adolescentes institucionalizados da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), coordenado pela Professora Doutora Iani Lauer Dias, que é parceira do Reviver e idealizadora do projeto Brinquedoteca. A visita ao zoológico ocorreu neste sábado, 9.
As acadêmicas Samara Tavares e Patrícia Pereira, Bolsistas Pibic da Ufopa, articularam a parceria com o Projeto Caminhos da Floresta, dos jornalistas Fábio Barbosa e Reginaldo Balieiro e o apoio da BioAtiva Farmácia de Manipulação, Massabor e ZooUnama para que os acolhidos tivessem a oportunidade de ir pela primeira vez ao local.
"Encantados com o local, os acolhidos prestaram atenção em tudo. Conheceram os animais, aprenderam sobre a importância da conservação ambiental e tiveram a oportunidade de conhecer uma nova realidade", contou o jornalista Fábio Barbosa. "Eu e o meu parceiro Reginaldo Balieiro ficamos felizes por essa experiência. Nosso projeto apresenta as belezas da região para os moradores e nada mais justo do que também mostrar para essas crianças e adolescentes um dos nossos atrativos turísticos. E a recompensa disso conseguimos ver nos olhos deles. Que sensação boa e gratificante tivemos nesta manhã", acrescentou.
"Foi muito satisfatório pra gente poder fazer uma atividade como a visita ao ZooUnama para as crianças e adolescentes acolhidas. Levando em conta que é uma forma de levar bem-estar a eles, pois muitas vezes pra eles é um momento ruim por estarem longe da família. Foi lindo ver a alegria, a curiosidade deles durante o percurso vendo e conhecendo os animais pela primeira vez. Nos sentimos gratos pelas parcerias como a ZooUnama, Bioativa, Massabor e Projeto Caminhos da Floresta, que tornaram o passeio possível e muito mais divertido", disse a acadêmica Samara Tavares, da Ufopa.