A tarde de sexta-feira (23) teve um significado a mais para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Municipal, equipamento da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). Acompanhados de seus pais ou responsáveis eles foram ter a oportunidade da emissão da primeira carteira de trabalho e poder sonhar com o primeiro emprego.
O desejo de cada um dos responsáveis é que seus filhos possam ter a oportunidade de um recomeço e com dignidade podendo aprender um ofício por meio de um trabalho.
Eles todos orgulhos com a emissão desse documento tão importante para suas vidas agora sonham com a possibilidade de arrumar um trabalho e poder também ajudar suas famílias.
O primeiro passo foi dado, agora os adolescentes têm o seu documento para então ganharem a oportunidade de escrever uma nova história.
A emissão da Carteira de Trabalho foi fruto de um convênio firmado em 2017 entre Ministério Publico do Trabalho (MPT) e Ministério Público do Trabalho e Emprego (MTE).
"Hoje nós estamos com aproximadamente 58 adolescentes necessitando emitir a carteira de trabalho e com essa parceria vamos atender 30 deles e num segundo momento o restante, esse documento é importante, pois quando conseguirmos uma oportunidade de emprego eles estarão aptos a concorrer, sem a carteira de trabalho eles não teriam sequer a chance de concorrer, é importante que a parceria com MT e MTE continue para darmos essa oportunidade para esses jovens", garantiu Rainilce Lisboa, Coordenadora do Creas Municipal.
O Centro conta com uma importante por meio do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE que faz a ponte para inserir os jovens no mercado de trabalho.