4. Creas inicia campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Creas inicia campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes Autor: Desconhecido

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) iniciou nesta quarta-feira (08) a campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A Campanha será desenvolvida durante esse mês de maio, destacando o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio.

Aproximadamente 190 crianças e adolescentes do 5º ao 9º ano da escola Carequinha participaram nos turnos manhã e tarde de uma palestra acerca da temática Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A Vice-diretora e coordenadora pedagógica da escola Sandra Leal destacou a importância da campanha. "Pra escola é uma honra, nós fomos agraciados com esse momento e recebemos um tema muito importante que visa esclarecer e orientar nossos alunos para que eles saibam como identificar certos comportamentos e características para prevenir para que não aconteça esse tipo de situação nas suas vidas."

O Professor do 6º e 7º ano da escola Carequinha Darlisson Cavalcante avaliou a importância de se discutir o enfrentamento do abuso e exploração sexual infantil nas escolas com as crianças e adolescentes. "É importante, hoje em dia com o mundo muito moderno as crianças estão mais expostas, o professor que as acompanha consegue perceber a mudança delas em sala de aula. Nós temos um papel muito importante, emitindo o alerta ao perceber a mudança da criança na escola para que o setor responsável chame os pais e que possamos identificar o que está de fato acontecendo."

"É importante principalmente nos conscientizar e aumentar nossa defesa e sentirmos que nós estamos defendidos e podermos contar com outras pessoas em casos de violência e abusos. Saber que tem alguém com você e que você pode contar com essa pessoa", analisou o estudante do 9º ano Katsuki Yano.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Adriana Rego, a advogada Lizandra Pantoja e a psicóloga Noeme Moraes foram as palestrantes da abertura da campanha. "Iniciamos essa importante campanha com objetivo de chamarmos a atenção da população, dos familiares, das crianças e dos adolescentes que ao menor sinal possam denunciar e se proteger de abuso e exploração sexual. No Creas, ofertamos o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI), o qual direciona seus atendimentos ao enfrentamento de violações vivenciadas por crianças e adolescentes. Funcionamos de segunda a sexta-feira de 8h às 18h na Tv Luiz Barbosa. Sempre orientamos que denunciem qualquer situação estranha ao disque 100 ou nos procure, ou então a Delegacia da Criança e do adolescente (Deaca). Em Santarém, temos uma rede completa de proteção a crianças e adolescentes," pontuou a coordenadora.

A campanha será desenvolvida por meio de palestras, rodas de conversa em várias escolas particulares, estaduais e municipais e também nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), panfletagem nas Embarcações e uma blitz em 4 pontos da cidade no dia 17 antecedendo ao dia "D"18.

A programação será desenvolvida em parceria com Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), Conselhos Tutelares, Proteção Social Básica ( PSB), Proteção Social Especial (PSE), 5ª Vara da Infância e Juventude, Mistério Público Estadual, Delegacia da Criança e do Adolescente (DEACA); Delegacia da Mulher (DEAM), Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Santarém (OAB), PARÁPAZ, Pastoral do Menor, Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher- Maria do Pará, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Polícia Rodoviária, Capitania dos Portos, Cargill, Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT).

Confira a Programação:

RESPONSAVEL

08/05/2019

14h30

Palestra acerca da temática Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Escola Particular Carequinha

09/05/2019

15h

Cras Nova República

CRAS

10/05/2019

14h30

Roda de Conversa com os familiares e usuários do CREAS para debater a temática Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

10/05/2019

18 h

IV Mesa Redonda alusiva ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescentes. Pastoral do Menor – Núcleo Pe. João Mors

Pastoral do Menor/Mapiri

Escola Municipal de Ensino Fundamental Fluminense

21 e 22/05/2019

A definir

Capacitação com a Fundação ABRINQ sobre fluxo de atendimento de vitimas de abuso sexual e escuta qualidade

A definir

CREAS/PSE

22 e 23

9h ás 15

Cras Urumari

CREAS/PSE

22/05/2019

14h00

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão do Tapajós.

23/05/2019

14h

Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Belo de Carvalho.

24/05/2019

Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Amália