Você sabe o que é a capoterapia? E quais seus benefícios? A capoterapia é uma terapia alternativa onde se utiliza elementos da capoeira adaptada para pessoas sem hábitos de prática de atividade física ou esportiva, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais do praticante. Ela pode ser praticada por jovens, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais. Os benefícios são muitos e um deles é o aumento da produção de endorfina (substância própria do nosso corpo) que reduz o efeito analgésico, excitante e tranquilizante estimulando sempre a constante prática do exercício.
E foi devido a tantos benefícios que o Centro de Referência de Assistência Social do bairro de Santana (CRAS Santana) firmou parceria com uma professora da metodologia esportiva para levar ao Centro a prática.
Os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS foram convidados a participar da aula com a capoterapeuta, Alcineia Rocha, facilitadora da atividade.
“Nós levamos essa prática esportiva para os nossos usuários, principalmente, após nos aprofundarmos sobre seus benefícios para o nosso público que necessita de mais qualidade de vida. O resultado foi que a prática foi unanimemente aprovada por eles, que ficaram muito felizes com a novidade, e se despediram querendo mais”, relatou a coordenadora Alcivane Caldeira.
As sessões de capoterapia são acompanhadas de músicas, palmas e movimentos ritmados, onde os praticantes, coordenados pelo instrutor, criam um ambiente descontraído e motivador do movimento numa atmosfera lúdica.
Os exercícios dos grandes grupos musculares colocados no início da sessão de treinamento reduzem a fadiga e permitem agir com maior intensidade e repetição nos mesmos.