4. Cras Santana faz aniversário e usuários ganham programação especial
Cras Santana faz aniversário e usuários ganham programação especial Autor: Desconhecido

Cras Santana faz aniversário e usuários ganham programação especial

Uma ação alusiva aos 8 anos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santana foi realizada na sexta-feira (4). Os participantes dos Serviços de Conivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), idosos e famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), num total de 100 usuários puderam aferir pressão arterial, fazer teste rápido glicêmico, peso, estatura, consultas de enfermagem, consulta do centro auditivo, receberam massagem, corte de cabelo, tudo visando promover interação com a comunidade e profissionais do Centro.

A ação foi integrada com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Unidade Básica de Saúde do bairro Santana e contou com a parceria da empresa Profissionaliza, do Instituto Só Massagens e do Centro Auditivo Tapajós.

O usuário do Cras, Raimundo Nonato Santos parabenizou toda a equipe e declarou que ficou muito honrado e emocionado com a programação. "Quero agradecer a equipe do Cras por incluir nós usuários nesta comemoração. O Centro é muito importante na vida das famílias que dele participam".

O Cras Santana foi implantado em 5 de abril de 2010 e tem aproximadamente 7 mil famílias referenciadas dos respectivos bairros: Santa Clara, Santíssimo, Santana, Uruará e Prainha.

A coordenadora do Cras Santana, Poliana Dias agradeceu a presença dos usuários e também as parcerias. "Que bom que estamos comemorando mais um ano de implantação do Cras, agradecemos os parceiros que colaboraram conosco ofertando importantes serviços para a comunidade, e também aos nossos usuários que vieram fazer a festa mais bonita comemorando esse aniversário".

Sobre o Cras:
Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) fazem parte da Proteção Social Básica e objetivam prevenir situações de risco por meio de desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. São realizadas nos Centros visitas domiciliares, orientações (Benefício de Prestação Continuada – BPC, descondicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF), entre outros encaminhamentos, atendimentos psicossocial e pedagógico, além de inclusão e atualização do Cadastro Único.

O Cras representa a porta de entrada para os serviços socioassistenciais e devem ser buscados para informação e orientação.

A Prefeitura de Santarém através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) conta com sete Cras na cidade e um na Vila Balneária de Alter do Chão.