Autor: Weldon Luciano
A Unidade de Saúde Descentralizada (USD) em Santarém ultrapassou a marca de 1.026.998 medicamentos distribuídos e atendeu mais de 43.737 pessoas entre maio de 2020 à janeiro de 2021, resultando em 36.088 consultas médicas e 22.970 notificações. Durante o período foram 194 pacientes transferidos para Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas).
Atualmente, a USD permanece localizada no Bairro Jardim Santarém, nas dependências do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Paulo Freire, onde são realizados os atendimentos e encaminhamentos necessários a população, principalmente aos pacientes que apresentam sintomas de síndromes gripais e de covid-19.
Desde o início da atuação, em abril de 2020, USD já distribuiu mais de 1 milhão de medicamentos.
A Unidade realiza triagem, consultas médicas, notificação, dispensação de medicamentos. Fisioterapia e treino Funcional, atendimento psicológico e atendimento de serviço Social também fazem parte das atividades.
O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que disponibiliza uma equipe de multiprofissionais para detecção de possíveis casos da Covid-19, a fim de oportunizar um tratamento precoce, como medida para o enfrentamento e combate ao novo coronavírus.
“O tratamento precoce é muito importante, pois evitou a internação de um número maior de pessoas o que afetaria ainda mais nosso sistema de saúde. Esta assistência descentralizada para covid-19 foi muito benéfica dando maior segurança aos pacientes e proporcionando o atendimento com multiprofissionais. Além do atendimento durante o período em que os sintomas estão ativos, os pacientes também recebem atendimento no período após a doença para tratar as seqüelas. A unidade descentralizada tem sido peça fundamental neste combate e reconhecemos este trabalho de toda a equipe”, declarou Marcela Tolentino, Secretária Municipal de Saúde.
Unidade também oferece tratamento após a doença com fisioterapia e treino funcional.
O prefeito Nélio Aguiar comentou sobre a dinâmica de sua equipe que chegou ao resultado de mais de 40 mil atendimentos em pouco tempo de atuação. “Este é um suporte exclusivo de atendimentos para a covid-19. Não é fácil, mas temos uma equipe preparada para enfrentar os desafios. Estamos nos dedicando a consolidar os fluxos já estabelecidos e nos empenhando para continuar garantindo os insumos necessários para dar melhor assistência a população.”