O ambulatório itinerante realizou, no mês de setembro, 2.476 atendimentos em 21 locais com 19.738 medicamentos dispensados. Durante as atividades, a equipe detectou 54 casos positivos de Covid-19 e 2.554 testes para sífilis, HIV e hepatite foram feitos.
Na área urbana foram visitados: Caranazal, Mercadão 2000 (Bairro Fátima), Vista Alegre do Juá (Cima), Vista Alegre do Juá (Ambsal), Vigia, Mararu, Vitória-Régia, Ipanema, Pérola do Maicá, Salvação, Caranazal (Associação), Aparecida e Laguinho.
Na área rural foram visitadas as comunidades: Pajuçara, João Pereira, São Francisco da Cavada, Perema, Ponte Alta, Murumuru, Açaizal e Chapadão.
O ambulatório itinerante foi implantado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no início da pandemia e desde então já levou atendimentos a dezenas de comunidades rurais, ribeirinhas e urbanas.
Os serviços fazem parte da estratégia para detectar pacientes infectados pelo novo coronavírus para garantir tratamento precoce e evitar o agravamento da doença, adotando medidas para frear a transmissão e circulação do vírus.