Atendimentos no bairro Livramento. Foto-Ascom Semsa
O Bairro Livramento, na área urbana, e a comunidade Volta Grande, na Rodovia Santarém Curuá-Una (PA-370), receberam as atividades do ambulatório itinerante durante o fim de semana. Ao todo, a equipe realizou mais 151 atendimentos, com 1.374 medicamentos dispensados. A próxima etapa acontece na segunda-feira (31), no bairro Jaderlândia, encerrando o calendário para o mês de agosto.
Na sexta-feira (28), quando a equipe esteve na Escola Maria de Lourdes, foram realizados 94 atendimentos, sendo 24 de escuta inicial e orientações. Outros 70 foram de clínica médica, com 1040 medicações dispensadas. Dois testes rápidos para Covid-19 feitos apresentaram resultado positivo. Testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatites B e C chegaram a 96.
Atendimentos na comunidade Volta Grande. Foto-Ascom SemsaNo sábado (29), foi a vez da comunidade Volta Grande que atuou na Escola Elias Pinto. Foram 57 atendimentos, sendo 18 de escuta inicial e orientações e 39 de clínica médica, com 334 medicações dispensadas. Um teste rápido para Covid-19 foi feito e apresentou resultado positivo. Testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatites B e C chegaram a 72.
O ambulatório Itinerante foi implantado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no início da pandemia e desde então já levou atendimentos a dezenas de comunidades rurais, ribeirinhas e urbanas.
Os serviços fazem parte da estratégia para detectar pacientes infectados pelo novo coronavírus para garantir tratamento precoce e evitar o agravamento da doença, adotando medidas para frear a transmissão e circulação do vírus.