O prefeito Nélio Aguiar, participou na manhã desta quinta-feira (21) no auditório do CIAM da assinatura de convênios com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A ação irá beneficiar comunitários que residem em assentamentos no interior de Santarém.
Um dos convênios prevê a construção de 8 microssistemas sendo que estes serão implantados nas comunidades de: Curuai e Payssandu (Lago Grande), Henrique Mendes e Serra Grande (Ituqui), Ponte Alta, Costa do Tapará, Vila Nova e Santa Maria (Eixo Forte).
O outro convênio preconiza a recuperação e melhoria de estradas e vicinais, na extensão de 147,65 km nos assentamentos de Bueru, Tapera Velha e Ituqui, todos na região do Ituqui.
Em sua fala durante o evento, Bruno Costa, secretário municipal de Agricultura e Pesca frisou sobre a importância desses convênios para o município. "Iniciativas desse tipo são sempre bem-vindas. A Semap tem trabalhado para levar abastecimento de água para as comunidades mais distantes através da implantação de microssistemas. Na parte dos ramais, o nosso trabalho continua e esse novo convênio irá beneficiar centenas de famílias que residem na região do Ituqui"
Na ocasião, o Incra entregou de maneira célere à Prefeitura de Santarém o termo de anuência, que estava pendente, para a construção do Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros de Santana do Tapará. O local do terminal foi uma área que a Prefeitura desapropriou e doou para o Governo do Estado para a realização da obra. Esse documento vai possibilitar que a empresa vencedora da licitação possa dar início às obras de construção do terminal, que liga Santarém a Monte Alegre, Alenquer e outros municípios da Calha Norte.
"As parcerias têm sido fundamentais para o nosso governo. Emendas com deputados parceiros vem possibilitando que vários projetos saiam do papel. Precisamos cada vez mais buscar outros recursos para facilitar o acesso a água, principalmente nas áreas distantes. Esses convênios com o Incra no valor de 9 milhões possibilitarão que os trabalhos avancem ainda mais, sobretudo nessa parte de ramais. Só temos a agradecer", declarou o prefeito Nélio Aguiar.