As atividades são em preparação a XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente a ser realizada no mês de novembro em Santarém
As Pré-Conferências que estão sendo realizadas no município desde o dia 30 de agosto em preparação a XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente envolveu a participação de usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), coordenadores, representantes da sociedade civil, conselheiros tutelares e adolescentes nas últimas três atividades. A iniciativa é da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca).
Ao todo serão oito Pré-Conferências com o tema "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências" para promover um espaço de diálogo e cooperação entre órgãos e entidades de promoção e defesa dos direitos humanos.
Segundo Marileuda Cunha, presidente do Comdca, as Pré-conferências se constituem de um espaço democrático para participação de todos, tanto gestores quanto usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para dialogar e discutir o fortalecimento da política de assistência social. "Em cada evento a comunidade pode participar livremente para apresentar suas propostas. Já que este é um momento de discussão entre o poder público e sociedade civil é importante que todos participem".
A adolescente Jaqueline Colares, usuária do Cras Santana do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, destacou a importância de realização das conversas. "Essas palestras são muito interessantes. Nós que somos adolescentes devemos chamar a população para participar", destacou a jovem.
A primeira Pré-Conferência ocorreu em 30 de agosto, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alter do Chão. Em 31 de agosto, no Cras São José Operário e em 13 de setembro no Cras Santana. Na última quinta-feira (20) foi realizada no Cras Caranazal. Aproximadamente 236 pessoas já participaram das discussões.
"Ano passado foi a primeira vez que realizamos em Santarém as Pré-conferências.Avaliamos que foi extremamente importante a participação da população cujas propostas tivemos a oportunidade de levar para a X Conferência Estadual e a Nacional de Assistência Social a qual representamos Santarém. Estamos realizando novamente a discussão para que todos possam levar suas propostas para a construção de políticas públicas voltadas as crianças e aos adolescentes. É importante que nossos jovens participem, pois serão discutidas políticas públicas que irão contemplá-los", observou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.
Mais quatro Pré-conferências serão realizadas e terão a participação dos moradores dos bairros da grande área do Santarenzinho, Nova República, Urumari e área central da cidade. As propostas a serem discutidas serão levadas para a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que ocorrerá em Santarém no mês de novembro.
Confira as datas e locais das Pré-conferências:
24/09 às 15h - Cras Santarenzinho
04/10 às 15h - Cras Nova República
26/10 às 15h - Cras Urumari
29/10 às 08h - Cras Ribeirinho