4. 'Consultório na Rua' promove ações itinerantes de saúde a entidades de proteção social
'Consultório na Rua' promove ações itinerantes de saúde a entidades de proteção social Autor: Desconhecido

Agencia Santarém

A coordenadora do programa Maria Eunice durante explicação sobre os serviços oferecidos aos assistidos pelo Centro POP. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu na segunda (25) e terça-feira (26), as ações do Programa “Consultório na Rua”, serviço itinerante que tem a missão de atender pessoas em vulnerabilidade social e facilitar o acesso a saúde e assistência social. Com uma equipe de 7 multiprofissionais o programa atendeu pessoas assistidas pelo Centro POP Dom Lino Vombommel e internos do semiaberto da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa).

A coordenadora do programa, Maria Eunice Pereira Costa, informou sobre os assistidos pelo programa. “Estivemos na Fasep na segunda-feira com os domiciliados em regime semiaberto por solicitação do órgão e a Semsa prontamente atendeu, pois eles têm saída todos os finais de semana para socialização e precisam de orientações quanto aos cuidados de saúde. Nosso trabalho é esse, fazer uma busca ativa e saber das necessidades relacionadas à saúde de quem atendemos, por isso, na terça-feira atendemos os assistidos pelo Centro POP”, informou.

“Atendimentos de enfermagem com a equipe da modalidade 2, com o enfermeiro, psicóloga, assistente social, técnico de saúde bucal e agente social, todos desempenhando sua função para garantir o direito a saúde e assistência social e estão nesse trabalho todos os dias, garantido a universalidade que é um dos princípios do SUS, que garante o atendimento para todo cidadão sem qualquer tipo de discriminação”, ressaltou a secretária, Dayane Lima, ao falar sobre a equipe multiprofissional que atua no programa.

Glaucia Fiori, coordenadora do Centro POP, falou sobre a parceria da Semsa com a instituição. “Temos uma parceria muito importante com os profissionais do ‘Consultório na Rua’ da Secretaria de Saúde e essas ações somam mais ainda para os serviços que são ofertados a nossa população, também atendem a população de rua, que eles tenham acesso a questão de vacinação com o controle e atualização das carteiras, testes de glicemia, pressão arterial, encaminhamentos a consultas médicas e essa parceria reafirma nosso compromisso de trabalhar a saúde dos nossos usuários.

O Consultório na Rua é um programa do Ministério da Saúde criado a partir das Políticas Nacionais de Saúde, que está ligado diretamente a Atenção Básica, com a finalidade de prestar assistência as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. As principais entidades atendidas pelo Consultório na Rua são: o Caps AD, Caps Social, Centro POP, Hospital Municipal, Unidades Básicas e Ministério Público, com atendimentos em logradouros públicos como o Mercadão 2.000, Praça Tiradentes e Orla Fluvial.