"As localidades Murumuru e Murumurutuba, região da Santarém Curuá-Una, receberam o 'Projeto Sala Verde' nesta segunda-feira (18)"
Murumuru e Murumurutuba, região da Santarém Curuá-Una, receberam o ’Projeto Sala Verde’
Com a proposta de fomentar a educação ambiental por meio de jogos pedagógicos, a Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), promoveu na manhã desta segunda-feira (18) ações do Projeto Sala Verde. As atividades ocorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio N. Sra. da Guia - Afro Amazônida, do quilombo de Murumuru, região da Santarém Curuá-Una (PA-370).
Participaram dos jogos e brincadeiras, crianças e adolescentes das Comunidades Murumuru e Murumurutuba. A atividade faz parte da programação referente ao Dia Mundial da Água, organizado pelo Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam).
"Dia a dia deparamos com as agressões contra o meio ambiente. Não conseguimos passar isso para os nossos filhos ou comunitários. É preciso ajudar a preservar as florestas, o local onde vivemos. Precisamos conscientizar nossos jovens que o futuro está nas mãos deles", alerta o morador de Murumuru João Lira.
Leia também...
O professor de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano, Francisco Marcone, conta que a intervenção desperta um sentimento de proteção à vida: "A interação da Semma com os alunos das escolas municipais, voltada para o Dia Mundial das Águas, nos mostra que é fundamental valorizar nossos rios, lagos e igarapés para a sobrevivência de todos".
Projeto Sala Verde
O Projeto Sala Verde funcionará a partir deste abril deste ano na sede do Ciam quando as escolas serão convidadas a participar uma vez por mês das atividades ambientais. Além disso, também será levado de forma itinerante às comunidades do município.
A "abelha" é o mascote da mobilização de educação ambiental. O inseto foi instituído em 2018 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como ser vivo mais importante para o planeta Terra.
A abelha é um dos responsáveis pela polinização das plantas o que, por sua vez, contribui com reprodução dos vegetais, produção de alimentos e perpetuação das espécies.
A ″abelha″ é o mascote da mobilização de educação ambiental. Programação do Dia Mundial da Água
13 de março (quarta-feira)
- Divulgação dos boletins de balneabilidade pela Conagua Ambiental. Local: auditório do CIAM. Hora: 9h.
18 de março (segunda-feira)
- Sala Verde. Local: Comunidade Murumuru (Escola AfroAmazônida). Hora: 9h. Atividades: ✓ Cine Ambiental: Referente à importância da água; ✓ Jogos pedagógicos: Trilha ecológica e Quebra-Cabeça;
22 de março (sexta-feira)
- Prefeitura nas Praias. Local: Praia de Ponta de Pedras. Hora: 9h. Atividades: ✓ Limpeza da praia em parceria com a Seminfra e barraqueiros; ✓ Instalação de lixeiras ecológicas; ✓ Instalação de placas de sinalização e ✓ Projeto Pôr do Sol da Semtur;
23 de março (sábado)
- Trabalho de sensibilização nas embarcações sobre cuidados com o lixo. Local: Balsas nas proximidades da Praça Tiradentes. Hora: 8h. A iniciativa será em parceria com a Unama, ETEEPA e Marinha do Brasil. Atividades: ✓ Fixação de adesivos; ✓ Entrega de sacolas de lixo; ✓ Abordagem aos usuários e donos de embarcações.