4. Comunidades do Eixo-Forte recebem qualificação para o fortalecimento do Turismo de Base Comunitária
Comunidades do Eixo-Forte recebem qualificação para o fortalecimento do Turismo de Base Comunitária Autor: Desconhecido

Atender um cliente com qualidade é a garantia da fidelização do relacionamento deste cliente com qualquer empreendimento, evento ou comunidade. Com o planejamento focado na qualificação para aperfeiçoar conhecimentos e habilidades, além da mudança de atitudes na busca de melhores resultados, no que se refere ao atendimento as pessoas que visitam as comunidades, que tem em sua potencialidade turística, o Turismo de Base Comunitária é que a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) da Prefeitura de Santarém juntamente com a Federação do Eixo Forte, Consulte Assessoria – Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), iniciaram nesta quarta (11) um cronograma para realização dos cursos: Noções Básicas de Turismo e Excelência no Atendimento ao Turista.

A comunidade Santa Luzia, primeira receber os cursos contou com a participação de comunitários de Irurama e São Sebastião. O Secretário de Turismo Pablo Barrudada, explicou sobre a importância das formações para o aperfeiçoamento das técnicas de atendimentos aos turistas. "Os técnicos da Secretaria de Turismo nesta parceria com a Federação do Eixo-Forte e a equipe técnica da Consulte vem apoiar o desenvolvimento turístico local, por meio dos cursos que estão sendo oferecidos hoje, visando aprimorar os atendimentos principalmente nos eventos que agregam turistas. Como é o caso dos vários festivais que acontecem na região, no caso de Santa Luzia o Festival do Açaí, potencializando o Turismo de Base Comunitária'.

plantação de açaí na comunidade Santa Luzia

O diretor técnico da Consulte Roberto Sardinha, , ressaltou a parceria firmada com a Semtur "a região do eixo forte é um polo turístico importante, pois é o portão de entrada para Alter do Chão, nosso caribe brasileiro, e essa região há tempos está esquecida, não conseguia alinhar a questão do desenvolvimento da base turística comunitária e nesta gestão conseguimos ter um alinhamento com o secretário de Turismo, que conseguiu trazer para dentro da comunidade a secretaria que é muito importante, para trabalhar o fortalecimento da potencialidade turística das comunidades por meio de seus festivais, desde o Festival do Caju em Pajuçara até o do açaí aqui em Santa luzia".

Sheila de Oliveira, da comunidade São Sebastião, frisou que a muito tempo o poder público municipal não se preocupava em capacitar as pessoas que trabalham a recepção de turistas nas comunidades "há muito tempo não temos a Prefeitura envolvida nas nossas atividades, agora chegou ao ponto de unirmos forças para melhorar o atendimento aos turismas em nossa região", destacou.

O turismólogo Jairo Queiroz, comunitário de Santa Luzia e membro da coordenação do Festival do Açaí, falou que momentos como estes de troca de experiências, através da teoria e da prática desenvolvida pelas comunidades é uma forma de se buscar de fato a excelência no atendimento "a união da teoria e a prática de como atender, como recepcionar os turistas favorece o desenvolvimento da atividade turística na comunidade e como resultado a fidelização nos eventos de nossas comunidades, como acontece no Festival do Açaí que tem turistas nacionais e internacionais que vem prestigiar nosso evento" explicou.

O Festival Gastronômico do Açai, que está em sua 19ª edição, acontecerá nos dias 04 e 05 de novembro, na Comunidade de Santa Luzia. No dia 04 de novembro (sábado) será realizado a abertura com noite cultural e domingo (05) o evento sempre conta com um grande número de visitantes, com venda de comidas como galinha caipira, pato no tucupi e os derivados do açaí, como: sorvete, pão, bolo, pudim e atrações musicais de Santarém.