4. Comunidade Santa Maria no Eixo Forte recebe curso de atendimento ao turista
Comunidade Santa Maria no Eixo Forte recebe curso de atendimento ao turista Autor: Desconhecido

Comunidade Santa Maria no Eixo Forte recebe curso de atendimento ao turista

Com o foco na potencialização do Turismo de Base Comunitária, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) em parceria com a Federação do Eixo Forte e a Consulte Assessoria – Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER esteve na manhã desta quinta-feira (19), na comunidade Santa Maria, para dar continuidade ao cronograma de realização dos cursos de Noções Básicas de Turismo e Excelência no Atendimento ao Turista, para o aperfeiçoamento de conhecimentos e habilidades para a melhoria do atendimento aos visitantes da comunidade.

As técnicas de atendimentos foram repassadas pelas turismólogas da Semtur, Naiara Miranda e Elcivânia Barreto, além da equipe da Consulte, coordenada pelo diretor técnico Roberto Sardinha. Dentre os conteúdos repassados estão: Histórico do Turismo e o Turismo em Santarém; O que é Turismo; O que são Atrativos Turísticos; Quem é o Viajante, o Turista e o Excursionista; Tipos de Turismo; Código de Ética Mundial para o Turismo; Atitudes Positivas e Obrigatórias; Regras de Ouro do Atendimento; dentre outros.

A comunidade de Santa Maria, assim como as demais comunidades do Eixo Forte buscam dar vazão a sua produtividade, através dos festivais gastronômicos. Nos dias 28 e 29 de outubro, os participantes do curso já poderão exercitar na prática o conteúdo aprendido no curso, como informou Naiara Miranda da Semtur "Todos os conhecimentos que estamos passando para os comunitários, poderão ser colocados em prática nos próximos dias 28 e 29 de outubro, quando a comunidade realizará o Festival do Cupúçaí" finalizou.

O Festival Gastronômico do Cupuaçú e do Açaí, denominado CupuÇaí está em sua 8ª edição, visando fomentar a socioeconomia da comunidade, por meio da exposição e venda dos produtos derivados do cupuaçu e açaí. A comunidade Santa Maria fica a aproximadamente 12 quilômetros do centro de Santarém. O acesso se dá pela Rodovia Engenheiro Fernando Guilhon, seguindo pelo ramal Maria José (segunda entrada, à esquerda, depois da ponte do Juá, no sentido aeroporto).